domingo, 24 de julho de 2011

Trabalho mecanizado acelera colheita da safra do milho no sul do Ceará Safra do milho na região vai até agosto, quando começa a o plantio da fava. Ceará deve colher este ano cerca de 1,23 milhão de toneladas de grãos.



Do Globo Rural
 No município de Maurití, sul do estado, o agricultor Márcio Martins tem uma lavoura de 350 hectares de milho da variedade "embrapa catingueiro". Este ano, por causa de uma pequena estiagem em março, a produtividade diminuiu de 80 para 55 sacas por hectare. Ainda assim, é tanto milho, que Márcio contratou uma máquina pra fazer a colheita.
A cada 40 minutos, são colhidas 3,3 mil toneladas do grão. “Com a mecanização, nós agilizamos os outros trabalhos, porque com certeza a cada ano nós queremos uma produção maior, uma área melhor plantada e com mais produtividade”, explica Martins.
Apesar do tamanho, é um veículo leve, gera economia em torno de 10%, se comparado aos gastos com a contratação de trabalhadores rurais. Em outros municípios produtores de milho no cariri cearense, a maioria dos agricultores é de base familiar. Por isso, a colheita ainda é artesanal.
Os trabalhadores da agricultura familiar também comemoram a boa safra do milho. Numa área de dois hectares no município de Missão Velha, eles conseguiram colher 125 sacas do grão, 50 sacas a mais que na safra do ano passado.
Na roça do trabalhador rural, João Cesário dos Santos, um temporal atrapalhou a safra. Na área onde ele esperava colher 60 sacas de milho, conseguiu 15. Mesmo assim ele está satisfeito. “Vai dar pra fazer uma feira, comprar uma carne”, diz.
A safra do milho no sul do Ceará vai até agosto, quando começa a o plantio da fava.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...