domingo, 25 de setembro de 2011

Capela mais antiga de Paraitinga será inaugurada após ruir em enchente


Do G1 SP
Capela das Mercês  (Foto: Raul Zito/ G1)Capela das Mercês esteve em obras desde janeiro (Foto: Raul Zito/ G1)

Depois de oito meses de obra, a Capela Nossa Senhora das Mercês, erguida no século 19, será entregue oficialmente à população neste domingo (25) em São Luiz do Paraitinga, cidade história no Vale do Paraíba paulista. O pequeno templo ruiu completamente em janeiro de 2010 após as fortes chuvas de verão que inundaram o município de dez mil habitantes.
A cerimônia está prevista para começar às 15h30, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, mas a festa na cidade já começou. Desde quinta-feira (22), os fiéis fazem procissão para lembrar o dia de Nossa Senhora das Mercês, comemorado todo 24 de setembro. Ao redor da igrejinha, que fica perto do Centro Histórico, há quermesse, com apresentação de dança e músicas.
A imagem da santa foi um dos objetos encontrados sob a lama quando a capela foi destruída pela força da água. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a peça estava quebrada em 96 pedaços. Ela já foi restaurada. Ao longo deste domingo, está prevista uma missa pela manhã e outra no fim da tarde.
A obra, orçada em R$ 1,5 milhão, teve verba do Ministério da Cultura, via Iphan. Para acelerar a reconstrução do templo, que completou 197 anos em 2011, os operários contratados são moradores da cidade. O trabalho deles, dos engenheiros e arquitetos começou em janeiro.
A igreja foi pintada em branco e azul, que eram as cores originais – quando ruiu a fachada era amarela. Ganhou novos bancos, piso, altar e estrutura reforçada para suportar outras possíveis tempestades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...