quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Caprinos ganham receitas especiais em evento gastronômico na Paraíba


Assada na brasa ou guisada, a carne de bode é uma das mais populares na mesa do nordestino. Tradicionais no Cariri paraibano, os caprinos e ovinos são temas de um simpósio internacional que acontece esta semana em João Pessoa. Em paralelo às discussões sobre o agronegócio deste setor na América Latina, a cidade recebe também nesta quarta-feira (26) uma atividade especial de gastronomia em que as carnes e os queijos de bode, cordeiro, carneiro e ovelha ganham uma 'releitura' e fogem das receitas básicas.

 Além da programação do simpósio, foi montado no Hotel Tambaú um espaço gourmet com aulas e degustações, batizado de ‘Ilha dos Sabores Gastronômicos da Caprino-ovinocultura’. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel/PB), dez estabelecimentos da capital paraibana irão demonstrar novas receitas. A arena funciona até sexta-feira (28), das 12h às 15h e das 17h às 21h, com entrada franca.

Também são realizados workshops, palestras com chefs de cozinha, oficinas direcionadas para funcionários de restaurantes sobre cortes especiais e tratamento de carnes, técnicas de defumação, aulas com receitas para grandes banquetes e alternativas criativas de uso dos caprinos para alimentações saudáveis do dia a dia.

 Entre os pratos oferecidos estão a 'Caldeirada de Cordeiro', 'Picanha de Cordeiro ao molho de ameixas' e 'T-bone de Cordeiro ao molho de abacaxi e hortelã'. O público também tem a oportunidade de levar para casa cortes especiais de carnes e queijos que ficam à venda no local.

 Para um dos diretores da Abrasel, Fred Ferreira, a participação no evento é importante para incentivar o consumo de caprinos e ovinos, o que também ajudará os pequenos e médios produtores da região Nordeste.

Rebanho e aceitação
 Segundo um estudo encomendado pelo Sebrae na Paraíba, o estado possui mais de um milhão de cabeças de caprinos e ovinos, representando 6% dos rebanhos da região Nordeste. A Paraíba é o 5º no ranking regional, ficando atrás da Bahia (maior criador com quase seis milhões de cabeças), Pernambuco, Ceará e Piauí.

 De acordo com o gestor do projeto de apoio à ovinocaprinocultura do Sebrae, Antônio Felinto, o estudo também investigar os hábitos do público consumidor, tanto de clientes comuns como de varejistas (restaurantes, supermercados, açougues). Dos abordados individualmente em todo a Paraíba, 44% declaram que consomem carne caprina e ovina. Entre os que não consomem (56%, parcela considerada expressiva), 37% revelaram a falta de hábito, e não uma rejeição pelos produtos.

 "É um bom dado para investimentos. Representa um mercado potencial a ser alcançado e ainda não atendido que pode aumentar de forma significativa a comercialização dos produtos em pauta", comentou Felinto.

Serviço
 Ilha dos Sabores
Quando: de 26 a 28 de outubro, das 12h às 15h e das 17h às 21h
Onde: Tropical Hotel Tambaú - Avenida Almirante Tamandaré, 229, Tambaú - João Pessoa (PB)
Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...