quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Orkut leva Brasil a se tornar país que mais pediu remoção de conteúdos


Autoridades brasileiras pediram que 380 itens do Orkut fossem removidos entre janeiro e junho de 2011, conforme relatório divulgado pelo Google na terça-feira (25). De acordo com a empresa, o Brasil foi o país que mais solicitou remoção de conteúdos no período devido à popularidade da rede social.

 No total, 689 itens foram pedidos ao Google para serem removidos de sites da empresa no primeiro semestre. Atrás do Brasil, autoridades alemãs e americanas foram as que mais solicitaram ao Google para retirar publicações consideradas vulneráveis.

 No período, o Brasil apresentou 224 solicitações ao Google de diferentes sites – dos quais a companhia atendeu 67% –, principalmente por questões relativas à difamação, direitos autorais de propriedade intelectual e à privacidade e segurança.

 Por meio da ferramenta “Solicitações governamentais”, a companhia publicou informação sobre os pedidos de tribunais e governos para remover conteúdos (cada pedido pode referir-se a vários elementos) ou para acessar dados de usuários.
saiba mais
Justiça do Rio determina que Google
 implemente segurança do Orkut
Orkut não precisa fazer controle
 prévio do conteúdo, diz Justiça

 Depois do Brasil aparece a Alemanha, com 125 pedidos dos quais 86% foram atendidos, Estados Unidos, com 92 pedidos e um percentual de retirada de 63%, e Coreia do Sul, com 88 solicitações e uma taxa de remoção idêntica a americana.

 O Google também publicou as estatísticas sobre os pedidos dos governos para acessar os dados de usuários no primeiro semestre. Estados Unidos lideram a lista, com 5.950 solicitações e uma taxa de resposta de 93%.

 Em segundo lugar figura a Índia, com 1.739 solicitações das quais 70% obtiveram resposta, e no terceiro posto aparece a França, com 1,3 mil pedidos de dados, com atendimento a 48%. Na América Latina, o Brasil é também o país mais ativo no pedido de dados sobre usuários: apresentou 703 solicitações no primeiro semestre das quais 87% obtiveram resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...