sábado, 18 de fevereiro de 2012

Peças sacras desaparecem de igreja em João Pessoa, diz polícia

Duas peças sacras pertencentes a uma exposição de arte do Centro Cultural da Igreja de São Franscico, em João Pessoa, desapareceram entre a sexta-feira (17) e este sábado (18). A principal suspeita da Arquidiocese da Paraíba é duas cruzes tenham sido furtadas. A ausência foi percebida por funcionários na manhã deste sábado. De acordo com o monsenhor Ednaldo Araújo, diretor do Centro, uma cruz é banhada a ouro e a outra cravejada com rubis e diamantes. Segundo ele, delas pertenceu a dom Adauto, primeiro arcebispo da Paraíba de 1894 a 1935.

O monsenhor procurou a Polícia Civil e registrou a ocorrência. Uma perícia foi iniciada no local por volta das 12h (horário local) à procura de vestígios possivelmente deixados pelo autor do suposto furto. De acordo com o representante da arquidiocese, não há sinais de arrombamento nas janelas e portas do salão onde as peças ficavam expostas. A Arquidiocese está à procura de fotos de arquivo das duas peças para divulgar à imprensa e facilitar as buscas.
Por telefone, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, lamentou o ocorrido e explicou  que a perda é muito grande para a Diocese. "Peço que a população colabore com informações, porque as peças são relíquias de fácil identificação", disse.
A exposição foi aberta ao público em comemoração aos 100 anos da arquidiocese, que acontece no ano 2014. O evento tem peças dos séculos 17 e 18. Conforme o monsenhor Ednaldo, o museu ficará fechado por medida de segurança enquanto o desaparecimento das peças for esclarecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...