sábado, 10 de março de 2012

Após rebelião, Centro Educacional do Jovem da PB tem nova direção

Depois de uma série de problemas ocorridos no Centro Educacional do Jovem (CEJ), em João Pessoa, a presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Cassandra Figueiredo, responsável pelo órgão, decidiu mudar a direção do local. Em ato publicado na edição deste sábado (10) do Diário Oficial do Estado, ela exonerou Carlos Antônio Ribeiro da Silva do cargo. Para a vaga foi nomeado Sérvio Túlio Cavalcanti Ramalho, que é capitão da Polícia Militar.
 No final da tarde de quarta-feira (7) foi registrada uma rebelião na unidade. De acordo com a Polícia Militar uma briga entre facções criminosas rivais teria gerado o tumulto. Dez internos foram identificados como suspeitos de serem responsáveis pela confusão, onde um jovem e um monitor ficaram feridos. Após serem encaminhados para a Central de Polícia, eles foram transferidos na sexta-feira (8) para o Presídio do Roger.

“A mudança de direção foi feita porque necessitávamos de medidas enérgicas para essa unidade”, disse Cassandra Figueiredo. Ainda segundo a presidente, a Fundac viu que era necessário ter uma pessoa ligada à segurança dirigindo o Centro Educacional do Jovem e por isso foi feita a opção por um policial.

“Com a nova direção nós buscamos aliar segurança e direitos humanos”, completou Cassandra enfatizando que Sérvio Túlio tem uma formação especializada. A presidente da Fundac disse ainda que outras mudanças estão sendo planejadas para o CEJ e estas não ficarão só no campo administrativo.

Além da rebelião da última quarta o CEJ, pelo menos outros dois princípios de tumulto e duas fugas foram registradas na unidade apenas em 2012. Em um desses casos, no dia 1º de março, dois internos fugiram quando voltavam de uma consulta médica. Um grupo de criminosos teria rendido os funcionários do órgão que estavam no carro, soltado os internos e depois disparado tiros. Os jovens foram recapturados pela polícia, mas o monitor que estava dirigindo o carro do qual os internos foram resgatados acabou sendo baleado e morreu no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...