quinta-feira, 1 de março de 2012

Policiais tomam bairro de Curitiba para instalar a primeira UPS

A Polícia Civil, Militar e a Guarda Municipal realizam nesta quinta-feira (1º) a instalação da primeira Unidade ParanáSeguro (UPS) no bairro Uberaba, emCuritiba. Desde o início desta madrugada, 450 homens de tropas especiais da PM e da Guarda Municipal participam das ações de tomada de pelo menos cinco localidades: Jardim Primavera, Vila Ferroviária, Vila Audi, Vila União, Centenário e Icaraí. A região é marcada por altos índices de crimes relacionados com tráficos de drogas.

Trinta e quatro mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos pela Polícia Civil da região ocupada, com a intenção de identificar pontos de tráfico de drogas.

Em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPCTV, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que a esta é a fase inicial do projeto elaborado desde setembro do ano passado.

“Nós tivemos ao longo dos últimos meses um trabalho grande de inteligência policial, muito intenso, de identificação de alvos, identificação de pontos de tráfico de drogas e de cenas de uso de drogas por usuários. A partir desse trabalho de inteligência policial, fizemos a prisão em novembro e dezembro de 12 foragidos, homicidas procurados e prendemos nos últimos dias as principais lideranças do tráfico na região. O que permite hoje uma ação de congelamento da região, com tropas especiais da polícia militar e apoio da Guarda Municipal para efetivamente fazer a implantação da Unidade Paraná Seguro”, disse o secretário.

Nesta manhã, os moradores que circulam pelas principais saídas do bairro Uberaba são revistados por policiais. A operação policial conta com helicóptero, cães farejadores e a cavalaria da polícia.

De acordo com o secretário, o critério para escolha do bairro Uberaba foi técnico, devido ao elevado índice de homicídios na região. "Nós pretendemos efetivamente com a implantação da Unidade Paraná Seguro (UPS) ocupar, devolver uma vida comunitária regular àquela comunidade", comentou Almeida Cesar.
Ainda segundo informações do secretário, a Unidade Paraná Seguro (UPS) "não é uma unidade de intervenção, de constrangimento aos moradores". Pelo contrário, a intenção da UPS é aproximar a polícia da comunidade.
"A nossa ideia é trabalhar na fase inicial, de inteligência policial, na identificação dos traficantes, dos pontos de tráfico de drogas, das cenas de uso de entorpecentes. Em um segundo momento, na prisão, uma ação profilática, saneadora da região e, em um momento subsequente, que nós iniciamos hoje, em um trabalho muito forte de policiamento comunitário por parte da Polícia Militar, na capacidade de polícia de proximidade, uma Polícia Militar amiga da população, com ações de políticas públicas que podem mudar a realidade de uma região", explicou.
A meta do Governo do Estado é que sejam implantadas em Curitiba dez Unidades Paraná Seguro (UPS) este ano. Para o interior, as maiores cidades devem gradativamente também receber UPS. "Várias UPS serão implantadas ao longo do ano não só em Curitiba e Região Metropolitana, mas no interior do estado. Estamos fazendo um trabalho de inteligência em relação às áreas que merecem uma atuação do Estado através das forças de polícia, mas também de parceria com o Governo do Estado com as prefeituras", concluiu.

O projeto paranaense da UPS é similar ao carioca da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), contudo no Paraná a proposta não tem a participação do Exército, mas conta com as polícias Militar e Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...