domingo, 4 de março de 2012

Vendedores de mate na praia agora são patrimônio do Rio, diz Paes


A partir desta segunda-feira (5), os vendedores de mate e limonada em galão e de biscoito polvilho passam a ser considerados Patrimônio Cultura e Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. E, mesmo debaixo da chuva que insistiu em cair na manhã deste domingo (4), o prefeito Eduardo Paes fez a festa na Praia do Leme, na Zona Sul da cidade, junto com um grupo de ambulantes itinerantes que vendem esses itens na orla. Eles vão se juntar às baianas vendedoras de acarajé à galeria de personagens típicos do estilo de vida carioca.
"O Rio é feito de ícones como as belas paisagens e o seu povo. E é essa gente do Rio a melhor coisa da nossa cidade. O vendedor de mate é a cara do Rio, um dos mais marcantes de seus personagens. Esses vendedores são a lembraça boa da nossa cidade. Do lugar onde a gente mora a gente tem sempre uma lembrança boa: uma imagem, um cheiro, um som. E o som mais forte da nossas praias é o grito desses vendedores de mate", destacou o prefeito.
Ele lembrou que, no final de 2009, a prefeitura chegou a proibir a venda de mate e limonada em galões nas praias por uma questão de problemas sanitários. Mas, diante dos protestos da população, liberou os ambulantes. Agora, diz Paes, com o alvará que todos os itinerantes vão receber, a qualidade do produto vendido também será garantida.
Animado, o prefeito bebeu mate junto com os ambulantes e até prometeu abrir um concurso para que a população eleja o grito mais criativo e animado dos vendedores de mate.
"O grito deles é um momento marcante de alegria,  alguns fazem quase um repente. Essa alegria, essa descontração é a cara do Rio", disse Paes, depois de pedir a alguns dos cerca de cem vendedores que estavam no Leme para dar seus divertidos e criativos gritos de guerra e de venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...