quarta-feira, 11 de abril de 2012

Após seis dias, operários presos em mina no Peru são resgatados



Socorristas resgataram vivos nesta quarta-feira (11) os nove mineiros presos há seis dias a 250 metros de profundidade em um túnel horizontal de uma mina de cobre clandestina no sudeste do Peru.
Os mineiros começaram a sair caminhando da mina um por um junto com os socorristas a partir das 7h no horário local (9h de Brasília), portando cada um deles cobertores e óculos escuros para se proteger da luz do sol.
Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio.
Os resgatados são Jacinto Pariona, de 59 anos, e seu filho Roger Pariona, de 32, Félix Cucho Aguilar, de 41, Edwin Bellido, de 34, e os irmãos Santiago e Juan Taipa, de 22 e 23 anos, respectivamente. Além deles, também foram retirados da mina Carlos Huamaní, de 47 anos, Jesus Capatinta Raymi, de 35, e Julio César Huayta, de quem não há outros dados.
Mineiro é recebido por familiares após ser resgatado da mina (Foto: mejia)
O presidente Ollanta Humala e os familiares receberam os homens na entrada do túnel da mina de cobre de Cabeça de Negro, cenário do drama vivido no Peru desde a última quinta-feira (5).

A mina de cobre tinha sido abandonada na década de 1990, mas sua entrada não foi dinamitada como exige a lei, e desde então os chamados mineiros informais trabalhavam no local sem as adequadas condições de segurança.
Uma bandeira peruana foi hasteada junto ao túnel por um grupo de mineiros que participavam no resgate. Durante o período soterrados, os homens receberam oxigênio e líquidos através de uma tubulação.
A mina se encontra fechada entre altas colinas, desérticas e pedregosas, que fazem com que a distância ao primeiro centro povoado não possa ser percorrida pelas ambulâncias em menos de três horas.
Humala, que foi ao local acompanhar a fase final do resgate na noite de terça-feira (10), informou então que haveria uma demora de "algumas horas" para o resgate dos homens.
"Houve alguns contratempos devido à estrutura de uma rocha, teremos que esperar mais algumas horas", disse o presidente ao sair do túnel da mina Cabeça de Negro, onde os mineiros estavam retidos.
g1
Homem é retirado com um cobertor e óculos escuros após seis dias soterrado (Foto: Martin Mejia/AP)Homem é retirado com um cobertor e óculos escuros após seis dias soterrado (Foto: Martin Mejia/AP)
O presidente Ollanta Humala fala à imprensa na noite de terça-feira (10) (Foto: Cris Bouroncle/AFP)O presidente Ollanta Humala fala à imprensa na noite de terça-feira (10) (Foto: Cris Bouroncle/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...