quarta-feira, 25 de julho de 2012

‘Não existe disciplina no trânsito’, diz pai de ciclista atropelado na Paraíba


“Eu pessoalmente já fui preparado, porque eu sei que aqui no Brasil não existe disciplina no trânsito e menos respeito para biciclitista [sic]”, disse Werner Wolff, pai do triatleta Werner Rudolf Júnior, de 29 anos, que foi atropelado enquanto pedalava em um acostamento da BR-230, em Cabedelo, cidade da Grande João Pessoa. "Foi uma infelicidade, porque sempre imaginei ‘pode acontecer uma coisa’ e hoje infelizmente aconteceu", comentou o pai em entrevista à TV Cabo Branco.

O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (24) e envolveu um ônibus escolar da Prefeitura de Cabedelo. O condutor do ônibus prestou socorro, foi ouvido na delegacia e, depois, liberado. O inquérito está sob responsabilidade da delegada que fazia plantão na Central de Flagrantes Norte no momento do acidente, Viviane Magalhães.


Em boletim médico divulgado às 17h desta terça pelo Hospital de Trauma de João Pessoa, para onde foi socorrido, o atleta passa por procedimentos médicos de emergência e seu estado de saúde é considerado grave. A família do atleta pede ajuda das pessoas para que doem sangue A- e O-.Werner Rudolf Júnior, estava treinando para o próximo Campeonato Mundial de Triatlo no momento do acidente, segundo Márcio Códula, presidente da Federação Paraibana de Triatlo. "Ele estava treinando recentemente para a prova do Iron Man, que acontece na Penha, em Santa Catarina", confirmou o treinador da vítima, Jean Jaques. Ainda conforme Córdula, Werner era um triatleta ativo, que chegou a integrar a seleção brasileira. No momento do acidente, Rudolf, treinava com uma outra triatleta que não ficou ferida.

Bicicleta foi atingida na parte traseira (Foto: Leonardo Casado/Arquivo Pessoal)
No momento do acidente, a ciclista Caroline Tomé pedalava com Werner. Ela contou aoG1 que não viu a hora exata do acidente, mas que quando sentiu falta do amigo voltou para ver o que tinha acontecido e ele já estava sendo socorrido pelo Samu. Ela disse que, no local, as testemunhas informaram que o ciclista vinha corretamente pelo acostamento e o ônibus, ao fazer uma curva, atingiu a roda traseira da bicicleta da vítima, que caiu embaixo do veículo.

O secretário de Transportes de Cabedelo, Luiz Carlos Régis, confirmou que o acidente aconteceu no acostamento do Centro de Cabedelo. Segundo a versão de Luiz Carlos, o ônibus estava na curva no momento em que o ciclista bateu na traseira do veículo. “O motorista do ônibus escolar era habilitado e após o acidente se apresentou na delegacia. O fato aconteceu após o condutor ter deixado as crianças na escola”, explicou o secretário.

Estatística
Apesar do acidente, o Hospital de Trauma constatou uma diminuição do número de acidentes com ciclistas comparando os dados até junho deste ano com os números do mesmo período do ano passado. Este ano, foram registrados 296 acidentes de bicicleta, enquanto que, em 2011, foram 349. Ao todo, 661 feridos em acidentes deste tipo no ano passado.

Pedalar com segurança
Para pedalar com segurança, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba recomenda que o ciclista mantenha a bicicleta em condições de uso, verificando periodicamente as regulagens e lubrificações necessárias nas partes mais sujeitas ao atrito. O órgão também diz que o ideal é que a bicicleta seja equipada com campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo, refletores traseiros, laterais e no pedal. O ciclista ainda deve usar capacete e roupas claras. Veja recomendações do Detran e determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

O Detran ainda alerta para que ciclistas tomem cuidado com automóveis saindo ou entrando de garagens, veículos dando marcha ré e pessoas distraídas cruzando a rua. Também recomenda que se preste atenção aos veículos estacionados, pois o passageiro pode abrir a porta de repente. Quando preciso, o ciclista deve usar a campainha, que é um equipamento obrigatório.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...