terça-feira, 21 de agosto de 2012

Número de carros roubados quase dobra em Campina Grande, na PB


O número dos roubos a veículos em Campina Grande, Agreste paraibano, aumentou consideravelmente nos últimos meses e isso tem preocupado os órgãos que tratam da segurança pública. Somente este ano, 101 carros e 247 motocicletas foram levados pelos criminosos, o que representa em média 41 veículos roubados por mês na cidade. O número de carros roubados em seis meses de 2012 (101) quase se iguala ao número de todo o ano de 2011 (103).
Os dados são da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas da Paraíba (DRFVC) em um levantamento feito em parceria com o Jornal da Paraíba. O levantamento mostra que em 2010 foram roubados 73 carros na cidade e 103 em 2011. Já em 2012, somente nos seis primeiros meses, 101 já foram levados.
O estudo da Delegacia também mapeou os principais pontos onde os assaltantes mais atuam. O bairro do Catolé é local com o maior número de ocorrências. Com relação às motocicletas, 247 já foram roubadas este ano na cidade. A DRFVC calcula que 85% dos veículos roubados são recuperados pela polícia.

Outra constatação importante é que o carro mais roubado é o Corolla. A história do caminhoneiro Assis Agostinho se enquadra em todos os perfis traçados pela polícia. Ele teve um Corolla 2004 roubado em Campina Grande no bairo do Catolé em 2010 e conseguiu recuperar o carro no ano seguinte já no Estado do Maranhão. A Polícia Rodoviária Federal informou que o carro estava sendo utilizado por um grupo de criminosos em assaltos a bancos no Estado.
"A gente percebe que esses veículos roubados ou furtados têm a finalidade de servirem para um próximo assalto, sempre para um próximo roubo", disse o delegado Glauber Fontes. A Polícia Civil informou que a maioria desses carros é levada para outros estados e que alguns deles já são encomendados para pagar dívidas de drogas.
A polícia também apontou que o número de furtos é maior que o de roubos. Foi o que aconteceu com a dona de casa Maria do Socorro Paes. Ela deixou o veículo no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e em vinte minutos o carro foi furtado. "A gente deixa ele em todos os lugares e nunca foi levado. Mas, ser roubado logo aqui, dentro do Detran", disse.
O delegado Glauber Fontes disse que estão sendo realizadas investigações para desarticular os desmanches de carros. A Polícia Civil estima que somente em 2010 e 2011 os roubos a veículos tenham movimentado R$ 19,4 milhões em todo o estado.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...