sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Megaoperação na Zona Norte do Rio tem um suspeito morto e dois presos


Duas pessoas foram presas, dois menores apreendidos e um suspeito morreu em tiroteio com a polícia durante operação no Morro do Cajueiro, em Madureira, no subúrbio do Rio. A ação faz parte de uma série de incursões, das quais participam cerca de 350 agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil nesta sexta-feira (14) em, pelo menos, seis comunidades da Zona Norte da cidade.
No Cajueiro, os agentes apreenderam, ainda, duas pistolas, maconha, crack, três rádios transmissores, um binóculo, carregadores e munições. Já no Morro do Chapadão, em Costa Barros, foram apreendidos uma metralhadora antiaérea, 20 quilos de maconha e farto material para endolação de drogas. Todo o material foi encmainhado à 28ª DP (Campinho), segundo a Secretaria de Segurança.

O objetivo da megaoperação é prender suspeitos de envolvimento na morte de nove pessoas, no final de semana passado, entre elas
 seis jovens assassinados no Parque de Gericinó, em Mesquita, na Baixada Fluminense.Segundo o delegado Júlio da Silva Filho, titular da 53ª DP (Mesquita), os dois presos são Carine Domingos Bonfim, de 24 anos, e Anderson Vargas Laucedo, de 35, e ainda não sabe se o casal teve participação na chacina. O suspeito morto é José Aldeci da Silva Júnior. Até 13h, o corpo dele permanecia no Instuto Médico Legal (IML) à espera de liberação.
Bases na Chatuba
Também nesta sexta, o comandante da Policia Militar, coronel Danilo Nascimento, se reuniu com oficiais da Baixada Fluminense para definir como será a ocupação da Chatuba. Segundo o coronel, 120 policiais ficarão em duas bases na comunidade, uma no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) e outra na localidade do Bicão.

José Mariano Beltrame foi verificar os pontos em que serão instaladas as bases (Foto: Janaína Carvalho / G1)Beltrame foi verificar os pontos em que serão instaladas as bases (Foto: Janaína Carvalho / G1)
Por volta de 12h, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, foi verificar a viabilidade da instalação das bases e em seguida voltou para o 20º BPM (Mesquita). De acordo com o secretário, a ação realizada na comunidade foi emergencial em função das nove mortes ocorridas no último final de semana.

“Não estávamos dirigidos a esse local agora, mas temos uma política de segurança onde não se pode aceitar que em questão de horas tenhamos oito ou 10 homicídios. Esse é um esforço emergencial”, disse Beltrame.

Mapa da Chatuba  (Foto: ArteG1)
Polícia do Rio faz megaoperação para prender criminosos da Chatuba  (Foto: Janaína Carvalho/G1)
Segundo ele, o estado ainda possui outras regiões críticas como Vila Kenedy, Morro da Largatixa, Morro do Dezoito e o Chapadão. O secretário descartou, no entanto, a instalação de uma UPP na comunidade de Mesquita por enquanto.
“O que está em jogo aqui não é a migração, não é a questão dos homicídios. A questão aqui é que onde o Estado não está, o tráfico de drogas impera. É essa lógica que tem que ser quebrada. O que tivemos aqui é uma ação cruel do tráfico de drogas que age assim há muito tempo”.
Ainda segundo o secretário, o mais importante na região agora é quebrar o paradigma territorial. “Aqui no Rio de Janeiroa expressão microondas ganhou o mundo porque o tráfico dava fim a essas pessoas. Essa é uma realidade e é justamente contra isso que existe um a política.”
As ações desta sexta ocorrem no Morro do Chapadão, em Costa Barros; no Morro do Cajueiro, em Madureira; e no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Há incursões ainda nas comunidades do Job, na Pavuna, além de Final Feliz e Bom Tempo, em Anchieta. No entorno das áreas de Jacarezinho e de Manguinhos são realizadas algumas blitze.
Ligações para o Disque-Denúncia
Até as 10h10 desta sexta, o Disque-Denúncia havia recebido 373 ligações referentes à operação Chatuba, com informações sobre os responsáveis pela Chacina de Mesquita.

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...