quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Projeto vai ouvir crianças vítimas de abuso sexual na Paraíba


Ônibus percorrerá todas as Comarcas da Paraíba para ouvir crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual (Foto: Divulgação/TJ-PB)Projeto percorrerá todas as Comarcas da PB
para ouvir crianças e adolescentes 
(Foto: Divulgação/TJ-PB)
O Tribunal de Justiça da Paraíba lançou no fim da tarde da terça-feira (4) o projeto “Pra te Ouvir”. Um ônibus equipado com salas especiais, filmadoras e equipe multidisciplinar irá percorrer todas as Comarcas do estado para ouvir crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Segundo o presidente do TJ-PB, desembargador Abrahan Lincoln da Cunha Ramos, o projeto “Pra te Ouvir" já foi solicitado por dez unidades judiciárias.
Na solenidade, o desembargador Abrahn Lincoln falou da preocupação do Tribunal de Justiça, como Poder de Estado, em buscar os meios para proteger as crianças e os adolescentes vítimas da violência sexual. Ele lembrou de outras iniciativas, a exemplo da implantação dos juizados especiais da violência doméstica contra a mulher, instalados em João Pessoa e Campina Grande, que também vieram para combater a impunidade dos agressores.
Na apresentação do projeto, o juiz coordenador da Infância e da Juventude, Fabiano Moura de Moura, enalteceu a iniciativa pioneira do Tribunal de Justiça da Paraíba, que inaugura essa modalidade de forma itinerante para ouvir as crianças nos pequenos municípios do Estado. “Com certeza a impunidade será reduzida de forma considerada”, disse o magistrado, ao revelar que em estados onde esse serviço já funciona, o percentual de responsabilização aumentou de 4% para 80%.

A ONG assinou recentemente um Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional de Justiça para treinamento de equipes multidisciplinares nos tribunais de Justiça do país. “A escuta do Judiciário evita a revitimização. A criança precisa desse apoio e do acompanhamento psicossocial”, afirmou Gorete Vasconcelos.
A representante da Organização Não Governamental Childhood, Gorete Vasconcelos, que coordena o escritório da organização em Recife, enfatizou que essa iniciativa da Paraíba é pioneira. A Childhood atua em todo o país e tem parceria de apoio a 40 salas de depoimentos sem danos para as crianças vítimas de violência sexual.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...