terça-feira, 5 de março de 2013

Venda de veículos cai 24,5% em fevereiro, aponta Fenabrave


Depois de começar o ano com o melhor janeiro da história, as vendas de veículos em fevereiro caíram para 235,1 mil unidades, informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta terça-feira (5). Na comparação com janeiro, quando 311,4 mil veículos tinham sido vendidos, houve um recuo de 24,5% nos emplacamentos. Em relação ao fevereiro de 2012, a redução foi de de 5,8%.
 

O mercado perdeu fôlego com o início da retirada gradual dos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício que estimulou as vendas de carros no ano passado.Os números consideram os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No bimestre, as vendas de veículos subiram 5,6% em relação a igual período de 2012, chegando a 546,5 mil unidades.
Carros de passeio
Quando se considera apenas o segmento de carros de passeio e utilitários leves, os licenciamentos caíram 5,6% no mês passado, comparativamente a fevereiro de 2012 - que por ser ano bissexto, teve um dia útil a mais. Em relação a janeiro, os emplacamentos caíram 25% em fevereiro. No total, 222,5 mil carros foram vendidos em fevereiro, no pior resultado em três anos.

Analistas vinculam o desempenho ao aumento no preço do carro em decorrência da diminuição nos estoques de automóveis com IPI reduzido. Além disso, os especialistas dizem que a antecipação de compras de 2012 tira a força do mercado neste ano.
Graças ao bom resultado de janeiro, o mercado terminou o primeiro bimestre com crescimento de 6,3% na comparação anual, somando 519,3 mil unidades, entre carros e comerciais leves.
O ranking das marcas mais vendidas do país trouxe nos dois primeiros meses do ano uma mudança na quinta posição, que passou a ser ocupada pela Hyundai. A Renault perdeu o posto após parar por dois meses a produção de sua fábrica no Paraná para obras de ampliação.
No embalo do sucesso do compacto HB20, a Hyundai teve 5,6% das vendas de carros no primeiro bimestre, enquanto a fatia da Renault foi de 5,5%.
Já na lista das quatro maiores montadoras do país não houve mudança na ordem. A Fiat lidera o mercado com 23,1% das vendas, seguida por Volkswagen (20,1%), General Motors (17,7%) e Ford (9%).
O balanço da Fenabrave mostra ainda vendas de dez mil caminhões em fevereiro, com queda de 8,4% em relação a igual mês de 2012 e 18,1% abaixo de janeiro.
Na comparação com o mesmo período de 2012, as vendas de ônibus caíram 4,7% em fevereiro, para 2,6 mil unidades. Em relação a janeiro, houve alta de 8,7% no segmento.
Motos
O levantamento da Fenabrave também mostrou que as vendas de motos seguem em baixa, com queda de 24,3% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 101,9 mil motos foram emplacadas no país no mês passado, 19,4% abaixo do volume de janeiro.

Líder absoluta no mercado de duas rodas, a Honda respondeu por 80,5% das vendas em fevereiro, seguida pela Yamaha (10,5%).
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...