domingo, 19 de maio de 2013

Estudante muda estilo de vida, vira surfista e emagrece 60 quilos


O cearense Ricardo Fontenelle, de 30 anos, conseguiu perder 60 quilos com alimentação saudável e muito exercício. Durante o emagrecimento, ele descobriu a paixão pelo surfe e, com a prática do esporte, eliminou 40 quilos do total perdido. Mesmo com a mudança radical de hábitos, o estudante diz que o processo não foi difícil. “Para mim, foi fácil, eu fazia uma coisa que eu gostava, me dava prazer. Não foi sacrifício nenhum”.
Estudante era sedentário e pesava 140 quilos (Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Fontenelle)
Há dois anos, a rotina de Ricardo era outra. “Eu era totalmente sedentário. Não andava nem meio quarteirão. Fazia tudo de carro”, conta. Isso mais uma alimentação desregulada fez Ricardo chegar aos 140 quilos. Em 2010, depois de descobrir que estava com a taxa de ácido úrico elevada e os outros exames “no limite”, o estudante se preocupou com a saúde. “Tive um problema ligado à obesidade e tomei um susto”, lembra.
Mesmo sem nunca ter tentado fazer uma dieta, Ricardo resolveu fazer a cirurgia bariátrica (redução do estômago). “Nunca tive problema com aparência, nunca me incomodei. Foi uma coisa que até me fez engordar, permanecer na vida sedentária. Quando vi que minha saúde estava ruim, resolvi fazer alguma coisa”. Ele começou a se preparar para a cirurgia, mas, durante o pré-operatório, teve problemas com o plano de saúde em que tinha de esperar dois anos para realizar o procedimento.
Quando perdeu 20 quilos, Ricardo começou a surfar.  (Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Fontenelle)
Mudanças
Até resolver o problema, Ricardo tentou emagrecer por conta própria. Em abril de 2011, a primeira  mudança do estudante foi vender o carro. “Era o ícone do meu sedentarismo. Quis logo me livrar disso e passei a fazer as coisas a pé e de bicicleta”. Além disso, ele se matriculou na academia, priorizando os exercícios aeróbicos, como a esteira, e nadava três quilômetros todo dia pela manhã.

Na alimentação, Ricardo fez trocas saudáveis e deixou a bebida alcoólica. “Passei a comer mais proteínas e saladas no almoço. Aumentei o café da manhã para comer menos no almoço. Nos intervalos, como frutas e, à noite, procuro comer coisas líquidas até no máximo 20h”, conta.
Depois de sete meses, o estudante estava com 20 quilos a menos e resolveu com uma prancha. “Nunca tinha surfado, mas sempre tive vontade de surfar e aprendi”. No começo, ele surfava três vezes por semana e, nos outros dias, nadava. Com a prática dos esportes, Ricardo conta que perdeu mais 20 quilos de outubro a dezembro de 2011. Nesse período, ele realizou o sonho de fazer curso de paraquedismo e saltou quatro vezes.
Estilo de vida
Em dezembro, o estudante passou por mais uma grande mudança. Ricardo recebeu uma proposta de trabalho, vendeu a loja que tinha em Fortaleza e foi morar em Jericoacoara, praia paradisíaca a 284 km da capital cearense. O cenário só contribuiu para Ricardo perder mais 20 quilos e adotar de vez um novo estilo de vida. “Lá, eu surfava todo dia. Cheguei a ficar durante um dia sete horas no mar, mas com intervalos”, lembra.

De volta a Fortaleza para estudar e, agora, com 80 quilos, Ricardo aprendeu a manter o peso ideal com muito esporte. “Eu tenho até medo de parar de praticar e voltar a engordar. Para mim, o que fez toda a diferença foi exercício. Hoje, virou filosofia de vida. O prazer que o esporte traz é indescritível. O contato direto com a natureza. Ver o mar...”
'Para mim, o que fez toda a diferença foi exercício. Hoje, virou filosofia de vida. O prazer que o esporte traz é indescritível', diz Ricardo (Foto: Arquivo Pessoal/Ricardo Fontenelle)
De acordo com o educador físico, Augusto Carvalho Almeida, o gasto calórico em uma atividade física é relativo. No caso de Ricardo, que praticava surfe ainda com sobrepeso, a média de gasto deveria ultrapassar 500 calorias em uma hora de exercício. O educador físico também considera que o estudante fez uma boa escolha para emagrecer. “O surfe é uma atividade que não tem impacto. Fazer esportes na água é bom”, afirma.
“É praticar esporte e comer coisa saudável. Hoje em dia, eu como mais do que comia antes, só que com maior qualidade e pequenas quantidades ao longo do dia. Eu atingi meu peso ideal de uma maneira muito mais saudável, sem precisar fazer a cirurgia e, no mesmo tempo, que os médicos dão para quem faz a cirurgia. Graças a Deus, deu errado fazer a cirurgia”, diz.Depois de perder 60 quilos e ter “escapado” de uma mesa de cirurgia, Ricardo diz que para emagrecer não precisa de fórmula mágica. Atualmente, ele surfa cinco vezes na semana durante três horas por dia e se alimenta mais e melhor do que antes.
O único procedimento cirúrgico que Ricardo vai fazer, no próximo mês de junho, é uma abdominoplastia. Com tantos quilos perdidos com exercícios, somente a pele da região do abdômen ficou flácida. “O médico até se assustou. Eu ter emagrecido tanto só com esporte. Vai ser o primeiro surfista que ele vai operar”, conta o estudante que aprendeu a amar o mar e a vida.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...