sexta-feira, 24 de maio de 2013

Família culpa Prefeitura e Santa Casa por morte de idoso que caiu de maca


A família de um idoso, que morreu na madrugada desta quinta-feira (23) depois de cair de uma maca enquanto era levado para a hemodiálise em Franca(SP), responsabiliza a Prefeitura e a Santa Casa pelo ocorrido. O paciente de 87 anos sofreu uma fratura no fêmur após a queda na terça-feira (21) e chegou a ser liberado da internação mesmo passando mal, segundo sua filha, de 62 anos, que prefere não ser identificada. O laudo com a causa da morte será divulgado em 30 dias. A Secretaria Municipal da Saúde alega que abrirá sindicância sobre o caso. A Polícia Civil investiga o caso como suspeita de homicídio culposo – quando não há intenção de matar. A reportagem não conseguiu falar com a Santa Casa até a publicação desta matéria.
O paciente, que era levado em média três vezes por semana para a hemodiálise na Santa Casa, caiu enquanto era levado para o interior de uma ambulância da Prefeitura. Segundo sua filha, a maca estava quebrada e não suportou o peso de seu pai enquanto ele era transportado. “A maca estava quebrada, por isso que ele foi ao solo. A grade de proteção também destravou. Ele foi com tudo ao chão, bateu a cabeça e saiu em gritos. A gente foi pra Santa Casa bem rápido, porque ele estava bastante ferido”, disse a mulher, alegando ainda que a ambulância não possuía cinto de segurança.
Mulher alega que idoso que caiu de maca recebeu alta mesmo passando mal (Foto: Márcio Meireles/EPTV)Segundo ela, o idoso foi hospitalizado ainda na terça-feira com ferimentos no rosto, dores no tórax e nos ombros. No final da tarde, de acordo com sua família, mesmo tendo vomitado sangue, ele foi liberado após ser medicado e ser submetido a um exame de raio-X. “O médico liberou, pedi para o médico não liberá-lo, porque ele não estava bem. (..) Ele disse que não tinha motivo para ficar lá. Por fim, aceitei a liberação dele.” Encaminhado para a espera da ambulância às 17h, o paciente só foi levado para casa às 20h30.
Na quarta-feira (22), ela afirma que o idoso teve dor de cabeça e voltou a ser internado às 17h na Santa Casa, mas morreu depois de ser submetido a uma tomografia. “Não foi feita uma investigação à altura da fatalidade que aconteceu. Tinha que ter sido melhor investigado”, afirmou.

Homicídio culposo
O delegado Luiz Carlos da Silva disse que a morte será investigada como homicídio culposo. O corpo da vítima, segundo ele, já foi encaminhado para necropsia e os equipamentos utilizados no transporte do paciente serão periciados. “O exame pericial irá dizer se tanto a maca quanto a ambulância estavam suficientemente preparadas para esta finalidade [transporte de pacientes]”, afirmou.

Sindicância
A secretária municipal de Saúde, Rosane Moscardine, informou que a administração municipal abriu sindicância interna para apurar as causas da queda. Ela, no entanto, nega que a maca e a ambulância apresentassem problemas. Rosane afirma que a queda aconteceu depois que uma roda enroscou em uma fissura na calçada e fez virar a maca e a grade de proteção do equipamento se abrir.

Santa Casa
A reportagem entrou em contato com a Santa Casa na noite desta quinta-feira e foi orientada a ligar para o celular de um assessor de imprensa, mas não conseguiu obter esclarecimentos até a publicação desta matéria.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...