sábado, 27 de julho de 2013

Produtores do Município de Várzea PB tem destaque no cultivo da palma forrageira

Produtores do Município de Várzea PB tem destaque no cultivo da palma forrageira, com uma variedade resistente a praga Cochonilha-do-Carmim. Em visita nesta segunda feira dia 22 de julho do corrente ano no Sitio Juremal localizado na comunidade Rio de Várzea, propriedade do senhor Francisco Fernandes Neto conhecido por (Chiquinho do Juremal) a Secretaria de Agricultura e Pecuária Municipal parabenizou o produtor pela ideia do cultivo desta cultura e o método como irrigar por gotejamento, uma prática de economizar água que ficará como um exemplo para os demais produtores do Município.
  
A Cochonilha-do-Carmim é uma praga que, por meio da alimentação continuada, aliada ao aumento da infestação, ameaça seriamente a cultura da palma forrageira por deixar a planta debilitada, provocando seu amarelecimento, seca e morte em curto espaço de tempo. Segundo dados do Ministério da Agricultura (MAPA) e da Defesa Vegetal Estadual (PB), já foram detectadas populações economicamente danosas da Cochonilha-do-Carmim em mais de 80 municípios da Paraíba.
  
“A palma forrageira exerce uma importante alternativa econômica e social para o Semiárido brasileiro por se apresentar como a principal fonte de alimento para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da região, sobretudo nos longos períodos de estiagem o que vivencia, nosso Município” resume a equipe da secretaria.
  
De acordo com o Secretário Adjunto de Agricultura e Pecuária, Caitano Nóbrega, o produtor Chiquinho do Juremal está  de parabéns pelo feito, uma vez que, em tempos de estiagens como estamos vivenciando, esta prática irá garantir a sustentabilidade para seu rebanho, e aconselha aos demais produtores locais adotarem este método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...