domingo, 11 de agosto de 2013

Al-Qaeda reivindica autoria de atentados no Iraque

Homens se feriram no ataque em Nasiriyah, no Iraque (Foto: Reuters/Stringer)Uma ramificação da rede Al-Qaeda, chamada Estado Isâmico do Iraque e do Levante (EIIL), reivindicou este domingo, em um comunicado publicado em sites jihadistas, a onda de atentados neste sábado (10) que deixou mais de 70 mortos no Iraquedurante as comemorações do fim do Ramadã.
"O Estado islâmico se mobilizou (...) em Bagdá, no sul e em outras [províncias] para enviar uma mensagem de dissuasão no terceiro dia do Eid el-Fitr", em resposta às operações das forças de segurança iraquianas, afirmou o grupo em um comunicado. Os xiitas "não terão segurança nem de noite, nem de dia, nem no dia do Eid e em nenhum outro", acrescentou o EIIL.
No sábado, a série de ataques com carros-bomba ocorreu principalmente em áreas xiitas de Bagdá, deixando, além de mortos, mais de 300 feridos. A capital do país foi o alvo principal. Dos 15 carros-bomba, 11 explodiram na cidade, sobretudo em mercados e ruas comerciais movimentadas, segundo fontes.
Os bombardeios, que pareciam ser coordenados, foram semelhantes aos ataques da terça-feira anterior, também em Bagdá, que deixaram 50 foram mortos.
As explosões deste sábado ocorreram em vários bairros da capital, tanto sunitas como xiitas, enquanto um dos carros-bomba explodiu em Tuz Khurmatu, a 175 km ao norte de Bagdá e outro em Nasiriya, a 300 km ao sul da capital.
O mês do Ramadã foi particularmente sangrento no país com mais de 800 mortos, segundo balanço da AFP. Os ataques se multiplicaram no Iraque desde o início do ano, com mais de 1 mil pessoas mortas em julho, o maior número mensal de mortes desde 2008, de acordo com a ONU.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...