quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão de quase três horas causa transtornos a população patoense

O apagão que atingiu a região de todo o Nordeste na tarde desta quarta-fera, 28 de agosto, causou transtornos a população patoense, que parou suas atividades antes do expediente diário.
No comércio as portas foram fechadas 1h antes do horário normal em decorrência da queda dos sistemas nos processos de pagamento. 
De acordo com a área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a queda de energia foi regitrada as 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
Nas vias de tráfego os semáforos pararam de funcionar e a Superintendência de Trânsito e Transportes  - STTRANS controlou o trânsito durante o período do blecaute.
Em alguns pontos da cidade, moradores registraram falhas no sinal de telefonia móvel, o que dificultou a comunicação em vários momentos.  
O restabelecimento da energia ocorreu  gradativamente  a parti das 17h50 em todo o nordeste. Na cidade de Patos, a eletricidade voltou as 17h56. 
Após a queda de energia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. 
Apesar da normalização do sistema de distribuição de energia, a possibilidade de novas quedas não é descartada.  
Outros casos
Em 2012, a região Nordeste enfrentou dois apagões, primeiro em 22 de setembro registrado em recorrência  de um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, e o segundo em outubro que afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
Epitácio Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...