sábado, 24 de agosto de 2013

Polícia escocesa confirma 4 mortes após acidente de helicóptero


Voluntários em bote salva-vidas inspecionam helicóptero caído no mar, perto do aeroporto Sumburgh, na costa das ilhas Shetland; imagens são de vídeo recebidas através do RNLI, em Londres  (Foto: RNLI / Aith/Reuters)
A polícia da Escócia confirmou neste sábado (24) que quatro pessoas foram encontradas mortas depois que um helicóptero caiu ontem nas ilhas Shetland. A aeronave transportava 18 pessoas, 16 delas funcionários da plataforma de petróleo Borgsten Dolphin, da companhia petrolífera francesa Total, no Mar do Norte, assim como dois membros da tripulação.
O helicóptero se chocou ao oeste do aeroporto de Sumburgh por volta das 14h20 (de Brasília) de sexta (23) e foi encontrado totalmente destruído entre as rochas. Cerca de 14 pessoas foram resgatadas pelas equipes de salvamento.
A polícia da Escócia identificou as vítimas como Duncan Munro, de 46 anos, Sarah Darnley, de 45 anos, Gary McCrossan, de 59 anos, e George Allison, de 57 anos.
Após o acidente, várias embarcações e equipes de salvamento das áreas de Lerwich e Aith, assim como helicópteros da guarda costeira e outros de resgate das Forças Navais britânicas, foram ao local para fazer a busca de sobreviventes.
A BBC informou que um helicóptero de resgate transferiu nove das pessoas resgatadas para Lerwich, uma delas em uma maca.
A aeronave acidentada pode ter sofrido "uma perda de energia" que a levou a se chocar no mar, segundo as primeiras avaliações do incidente.
"O helicóptero estava em um lugar bastante inacessível, mas as equipes de salvamento conseguiram chegar até lá", disse Jim Nicholson, coordenador das operações de resgate.
Nicholson considerou "uma sorte" que após um acidente "destas características" não houve mais vítimas.
"Parece que aconteceu uma catastrófica perda de energia que fez com que o helicóptero caísse dentro do mar repentinamente sem nenhuma oportunidade de se fazer uma aterrissagem controlada", explicou.
O ministro principal da Escócia, Alex Salmond, rendeu uma "homenagem" a todas as pessoas "valentes" envolvidas no resgate e informou que uma investigação já está em andamento sobre o ocorrido.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...