quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Trânsito é intenso na Barra da Tijuca após saída de carreata de vans

Trânsito complicado na Barra devido a protesto de motorista de vans nesta quarta-feira (27/11). (Foto: TV Globo)
O trânsito era intenso na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, sentido São Conrado, entre o Barra Shopping e o Shopping Downtown por volta das 14h40 desta quarta-feira (27), de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura. Motoristas que passavam pela região enfrentaram lentidão devido a uma carreata realizada por motoristas de vans na avenida. Ainda segundo o Centro de Operações, o grupo chegou a bloquear a via.

A Polícia Militar informou que uma pessoa foi detida durante o protesto e encaminhada para a 16ª DP (Barra da Tijuca). De acordo com a Polícia Civil, o manifestante foi autuado por desobediência, crime que não leva à prisão. A Polícia informou também que os topiqueiros deverão ser multados.
Os motoristas ocuparam duas faixas da pista central da Avenida, e o congestionamento chegava até a altura do Barra Square, durante a manhã. Havia problemas, também, na Avenida Ayrton Senna. A melhor opção era a Avenida Lúcio Costa, na orla, que tinha trânsito apenas intenso.

Às 7h30, os manifestantes chegaram a bloquear o acesso ao Terminal da Alvorada. Os trabalhadores do transporte alternativo protestam contra as novas regras do Serviço de Transporte Público Local.

Segundo eles, o STPL fere a lei 3360, de janeiro de 2002, que instituiu o Serviço de Transporte Urbano Especial Complementar de Passageiros por veículos de baixa capacidade de transporte de passageiros

O delegado Cláudio Ferraz, responsável pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, disse que vai descredenciar motoristas que participaram da manifestação nessa quarta. De acordo com ele, homens da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da própria coordenadoria acompanharam o protesto durante essa manhã.
“São veículos do Transporte Especial Complementar (TEC) e esse tipo de ameaça não será admitida. Já estamos tomando uma série de providências no que diz respeito ao pedido de cassação da permissão desses veículos, para que eles não possam mais circular, considerando o nosso código disciplinar, que não permite esse tipo de atitude. Assim como também gerará, no futuro, um impedimento para que esses permissionários possam participar de processos licitatórios”, afirmou o coordenador, destacando que os motoristas que participaram do protesto nesta quarta-feira já foram multados.
A Coordenadoria ainda afirmou que o processo de licitação, que foi aberto no final do ano passado para reordenar o sistema de transporte complementar no município, não sofrerá alterações e que o cronograma está mantido.
  •  Agentes da CET-Rio monitoravam o tráfego no local e policiais do 31°BPM patrulhavam a região. Até o mesmo horário, não havia registro de tumulto.
Motoristas simbolizam o sepultamento da lei 3360 (Foto: Renata Soares / G1)
A empregada doméstica Margareth Paulo esperou o ônibus por mais de uma hora e meia. Ela trabalha no Recreio dos Bandeirantes e contou que não apoia a manifestação. "Isso é um absurdo. Nós, trabalhadores  honestos, não temos nada a ver com isso e acabamos pagando o pato. Meu ônibus o 808 costuma passar em 15 minutos e estou aqui há mais de uma hora esperando. Já tentei avisar a minha patroa mas nao consigo. Vou ter que voltar pra casa", desabafou.
Cerca de 30 motoristas protestam contra as novas regras do STPL e pedem o direito de trabalhar em rotas alternativas na região de Jacarepaguá, onde o sistema foi implementado há cerca de um mês, até janeiro de 2014.
Protesto interditava três da Avenida das Américas por volta das 9h30. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Segundo eles, o novo decreto municipal fere a lei 3360. "Nós queremos trabalhar com dignidade e honestidade. Dependemos deste dinheiro para comer e dar sustento para a nossa família", afirmou o motorista.
Na segunda-feira (25), o grupo fez um ato em frente ao prédio do governador Sérgio Cabral. Apesar do decreto ser municipal, o objetivo da categoria era conversar com o governador para que ele intercedesse junto ao prefeito Eduardo Paes.
  •  
Motoristas ajoelham e fazem oração na frente do Terminal Alvorada (Foto: Renata Soares / G1)
Desde o dia 16, apenas as vans do STPL passaram a poder circular nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. A coordenadoria vem realizando diversas operações na região. Até o momento, 174 veículos foram lacrados, 245 removidos e outros 1333 autuados por diferentes irregularidades.
Na área da AP4 ( Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes) o processo de substituição do antigo Transporte Especial Complementar (TEC) para o novo Sistema de Transporte Público Local (STPL) foi feito em cinco etapas e terminou no dia 9. Foram implementadas 18 linhas na região, totalizando 392 vans aptas a circular no STPL. Confira as linhas e o cronograma de implantação abaixo:
12/10
linha 2 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Retiro dos Artistas) circular.
linha 3 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Nelson Cardoso) circular.
linha 4 - Taquara (Merck) x Center Shopping (via Rua Mirataia) circular.

19/10
linha 17 - Estrada Pacuí x Recreio (via Estr. Vereador Alceu de Carvalho) circular.
linha 18 - Estrada do Sacarrão x Recreio (via Estr. Vereador Alceu de Carvalho) circular.

26/10
linha 1 - Sertão x Freguesia (circular).
linha 16 - Gardênia Azul x Pechincha (circular).

02/11
linha 5 - Boiúna x Taquara (circular).
linha 6 - Jordão x Taquara (via Praça Jauru) circular.
linha 7 - Jordão x Taquara (via Atininga) circular.
linha 8 - Hospital Santa Maria x Taquara (circular).

09/11
linha 9 - Estrada da Ligação x Taquara (circular).
linha 10 - Teixeira x Taquara (circular).
linha 11 - Pau da Fome x Taquara (circular).
linha 12 - Santa Efigênia x Largo da Taquara (circular).
linha 13 - Cidade de Deus x Largo da Taquara (circular).
linha 14 - Cidade de Deus x Largo da Taquara (via Edgard Werneck). circular
linha 15 - Gardênia Azul x Freguesia (circular).

Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...