domingo, 1 de dezembro de 2013

Datafolha aponta crescimento de Dilma e queda de adversários

A presidente Dilma Rousseff (PT) continua recuperando o prestígio perdido após as manifestações ocorridas no mês de junho. Assim como aconteceu na última pesquisa Ibope no mês de novembro, pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (1) aponta crescimento de Dilma e queda de seus principais adversários.
Números revelam retomada do prestígio da presidente, abalado pelas manifestações de junho.
Números revelam retomada do prestígio da presidente, abalado pelas manifestações de junho.
De acordo com o Datafolha, Dilma tem 47% de intenções de voto, seguida pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB) com 19% e pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 11%. Brancos e nulos somam 16% e 7% disseram que ainda não sabem em quem votar ou não responderam. O Datafolha ouviu 4.557 pessoas em 194 municípios brasileiros entre os dias 28 e 29 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dilma subiu cinco pontos percentuais com relação à última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 11 de outubro: foi de 42% para 47%. Aécio, que tinha 21%, caiu para 19%. A queda de Eduardo Campos foi ainda mais brusca, de 15% para 11% nas intenções de voto.
O único cenário em que Dilma não venceria as eleições no primeiro turno se dá quando a petista enfrenta Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB). Neste caso, a presidente teria 41%, contra 24% da ex-senadora e 19% do tucano. Ainda assim, a pesquisa confirma a evolução de Dilma. Em outubro, nesse mesmo cenário, ela tinha 37%, contra 24% de Marina e 20% de Serra.
Pela primeira vez o Datafolha incluiu, em um dos cenários pesquisados, o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, entre os possíveis candidatos. O magistrado, que já disse não pretender disputar as eleições, aparece em segundo lugar, com 15%, atrás somente de Dilma, com 44%. Aécio cai para terceiro, com 14%, seguido por Eduardo Campos, com 9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...