sábado, 18 de janeiro de 2014

Cabeleireira de 20 anos faz parto de amiga que não sabia de gravidez

cabeleireira ajudou amiga a ter a filha em Lençóis Paulista (Foto: Ananda De Veza/Divulgação)
Uma jovem de 20 anos ganhou uma afilhada de forma inusitada em Lençóis Paulista (SP). Durante uma visita à amiga Raiani Moraes, de 21 anos, na noite de quinta-feira (16), a cabeleireira Ananda de Veza precisou fazer o parto de emergência da jovem que, segundo ela, nem sabia que estava grávida.
Em entrevista ao G1, Ananda diz que fazia muito tempo que não ia à casa de Raiani, de quem é amiga há 10 anos, no bairro Júlio Ferrari. “Eu encontrava a Raiani em alguns lugares, mas naquele dia eu resolvi ir até a casa dela. Chegando lá eu percebi que ela não estava bem, disse que estava com dores e que ia se deitar. Quando eu fui ver como a Raiani estava, vi a cabeça da menina saindo”, conta.
Quando a equipe do Samu chegou e assumiu o procedimento, a cabeleireira-parteira aproveitou para registrar o momento único que viveu. Raiani, que já é mãe de outra menina, foi levada junto com a pequena Ana Lívia para o hospital da cidade. As duas foram hospitalizadas e permanecem internadas.Enquanto tentava entender o que estava acontecendo, a jovem, que estava sozinha com Raiani na casa, começou a fazer o parto da amiga. “Não pensei duas vezes. Lavei as mãos e falei: 'seja o que Deus quiser'. Nunca tinha chegado nem perto de fazer um parto na vida. Foi um susto, mas o parto foi tranquilo e a menina até chorou no meu colo”, lembra Ananda, emocionada.
Gravidez surpresa
Ananda diz que Raiani não aparentava estar grávida, porque sempre usava roupas largas. "Ela não sabia da gravidez. Ela me disse que a menstruação vinha regularmente e que não apresentou nenhum sintoma nesses nove meses."

Ananda lembra que, apesar do susto, a experiência de fazer um parto foi única. “Ainda estou paralisada de emoção. Nunca pensei que pudesse passar por um momento tão maravilhoso quanto esse. Quando a Ana Lívia crescer vou contar para ela que quem fez o parto foi a madrinha dela”, diz a cabeleireira.
Samu ajudou no resto do procedimento  (Foto: Ananda De Veza/Divulgação)
'Coisa de novela'
Em entrevista ao G1 em dezembro de 2013, o médico obstetra Gleden Texeira Prates, da Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, afirmou que, ainda que seja algo raro, é possível a gravidez passar despercebida. Segundo ele, apesar do caráter excepcional, isso pode ocorrer especialmente nos casos de mulheres que possuem microcistose. De acordo com o médico, é comum mulheres com esse problema ficarem meses sem menstruar.

Outra situação que pode fazer com que a mulher não perceba a gravidez é o excesso de peso. “A população [brasileira] está aumentando um pouco de peso. Às vezes, a mulher é um pouco mais gordinha e não percebe. A movimentação do bebê começa da metade da gestação em diante. Em tese, deveria perceber, mas se tiver mais gordinha, a mulher pode achar que são movimentos do intestino. Parece coisa de novela, mas pode acontecer”, disse Prates.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...