quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Campos anuncia novos secretários e entrada do PSDB no governo de PE

Campos anuncia nomes do PSDB no governo de Pernambuco. (Foto: Luna Markman/G1)
O governador de Pernambuco,Eduardo Campos, anunciou nesta quinta-feira (2) os nomes dos novos secretários que ocuparão cargos vagos desde a saída do PT e PTB da gestão do PSB no estado, em outubro passado. Também divulgou os nomes que vão assumir funções afetadas com a reforma administrativa, ocorrida em novembro. Há dois nomes indicados pelo PSDB. A posse está marcada para a manhã desta sexta (3), na sede provisória do governo estadual, no Centro de Convenções, em Olinda, Grande Recife.
A reforma juntou as secretarias de Transportes e Recursos Hídricos na Secretaria de Infraestrutura, cujo novo titular será João Bosco (PSB), que entregou cargo de presidente da Chesf em outubro passado. Atualmente, Isaltino Nascimento (ex-PT e filiado ao PSB) e José Almir Cirilo (PSB) comandam as pastas, respectivamente.

Após presidir por dois anos a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Bosco retorna à gestão estadual, na qual foi secretário de Recursos Hídricos e acumulou a presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Também na pasta de Infraestrutura, José Almir Cirilo foi nomeado secretário-executivo de Coordenação.

MUDANÇA NA GESTÃO ESTADUAL
Secretaria/ órgãoQuem saiQuem entra
Reforma cortou as secretarias de Transporte e de Recusros Hídricos, que agora formam a Secretaria de InfraestruturaIsantino Nascimento (ex-PT e filiado ao PSB) e José Almir Cirilo (PSB)João Bosco (PSB)
Secretaria de CulturaFernando Duarte (PT)Marcelo Canuto (PSB)
Secretaria de TurismoAlberto Feitosa (PR)Adaílton Feitosa Filho (sem partido)
Secretaria de Defesa SocialWilson Damázio (sem partido)Alessandro Carvalho (sem partido)
Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos HumanosLaura Gomes (PSB)Bernardo d' Almeida (sem partido)
Secretaria de Trabalho, Qualificação e EmpreendedorismoAna Cláudia Dias Rocha (sem partido)Murilo Guerra (PSDB)
Detran-PEMaria Auxiliadora Gomes Santos (sem partido)Caio Mello (PSDB)
Fonte: Governo de Pernambuco
O secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto (PSB), assumirá a Secretaria de Cultura, pasta a qual já comanda provisoriamente há cerca de dois meses, após saída de Fernando Duarte (PT). O delegado da Polícia Federal Alessandro Carvalho será efetivado como secretário de Defesa Social no lugar de Wilson Damázio, exonerado em dezembro após declarações consideradas “machistas” e “homofóbicas” dadas a um jornal local.
As outras duas soluções caseiras são Adaílton Feitosa Filho na Secretaria de Turismo, o qual já é secretário-executivo da pasta, e Bernardo d'Almeida na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSH). Este último vinha atuando como de secretário-executivo de Gestão na Secretaria de Planejamento. Assim como Alessandro Carvalho, Adaílton Feitosa Filho e Bernardo d'Almeida não têm filiação partidária, segundo a assessoria do governo. Por enquanto, Alberto Feitosa (PR) comanda a pasta de Turismo e Laura Gomes (PSB), a SDSH.

As indicações do PSDB foram Murilo Guerra, advogado e ex-superintendente do Sebrae em Pernambuco. Ele vai assumir a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). Já o atual secretário de Saúde de Camaragibe, Caio Mello, ocupará a presidência do Detran-PE. Atualmente os cargos na STQE e no Detran são ocupados, interinamente, por Ana Cláudia Dias Rocha e Maria Auxiliadora Gomes Santos, respectivamente.Antes delas, as funções eram desempenhadas por pessoas ligadas ao PTB, que deixou a gestão Campos em outubro passado.

Dança das cadeiras
A reforma no secretariado mexeu também com as vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Quatro deputados que estavam de licença, assumindo secretarias, voltam a ocupar as cadeiras na Alepe. Eles devem disputar as eleições este ano. São eles: Alberto Feitosa (PR), Isaltino nascimento (PSB), Laura Gomes (PSB) e Aluísio Lessa (PSB), que estava na Secretaria de Articulação Social. Esta última secretaria foi cortada do organograma, sendo integrada à Secretaria de Governo. Deixam a assembleia os suplentes: Isabel Cristina  (PT), José Humberto (PTB), pastor Ossesio (PRB) e Sebastião Rufino (PSB).

O governador também afirmou que não há relação com o cenário nacional, onde se especula que Campos está se aproximando de uma aliança com Aécio Neves para a corrida presidencial. “O PSDB de Pernambuco sempre teve quadros, que foram do PSB no passado. É uma coisa de expressão local. E não pode ser interpretado como uma troca de apoio, essa interpretação é livre", comentou.
Repercussão
A escolha de políticos do PSDB, que não apoiou Campos nas últimas duas eleições estaduais e ainda faz oposição na Assembleia Legislativa dePernambuco, surpreendeu. Campos explicou a decisão. “Nós tivemos um diálogo com o PSDB, um diálogo que sempre tive mesmo quando eles não votaram com a gente em 2006, em 2010, mas eu sempre dialoguei, apoiei vários candidatos do PSDB, em prefeituras em 2008 e 20012. Sempre tive relação preservada com o presidente do PSDB [em Pernambuco], o deputado Sérgio Guerra. Nós entendemos que nesse momento, na hora que alguns partidos saíam da base de sustentação, era a hora de fazer esse convite. Já tínhamos companheiros do PSDB que já trabalhavam no nosso governo, a convite meu e não por indicação partidária”, disse.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...