quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Receita da PB disponibiliza consulta aos valores do IPVA de 2014

Os proprietários de veículos na Paraíba já podem consultar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2014 no site da Secretaria de Estado da Receita (SER). O link traz o valor do imposto de quase 12 mil itens, com o respectivo código e ano de fabricação, no período compreendido de 1998 a 2013. Em 2014, os proprietários de veículos usados no estado terão uma redução média de 4,6% no pagamento do IPVA, quando comparado ao valor pago no ano passado.
A redução do pagamento do tributo toma como base a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) no mercado local. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) mostram que a frota atual da Paraíba é de 962.538 veículos, sendo 43% somente de motocicletas.
De acordo ainda com a pesquisa da Fipe, a redução média do IPVA de automóveis usados será de 4,1%, enquanto de motos e similares ficará em 5,4%. Já o IPVA de caminhonetes e de utilitários terá redução, em média, de 3,3% no próximo ano. A pesquisa da Fipe revela ainda que os veículos fabricados no intervalo de 2007-2012 terão uma redução maior no pagamento do tributo do IPVA em 2014 (5,4%).Como há uma série de categorias e subdivisões das marcas/modelos na frota atual como, por exemplo, tipo de combustível, potência do motor, características e acessórios, cada veículo tem um preço diferenciado de IPVA, levando em consideração a pesquisa da Fipe no mercado regional.
Segundo o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, os veículos com ano de fabricação abaixo de 1998 ficarão isentos de pagamento do IPVA em 2014. "A legislação assegura isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos de fabricação. Contudo, esses veículos não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro", disse.
Calendário
Para os proprietários das placas com final 1 ou 2, a data limite para o pagamento do IPVA será dia 31 de janeiro, tanto para aqueles que vão optar pela cota única, com 10% de desconto, como também os que optaram pelo parcelamento em três vezes iguais, sem o desconto. Neste caso, a primeira parcela deverá ser paga também até o dia 31 de janeiro. As demais placas (de 3 ao zero) seguem em datas de pagamento no último dia útil de cada mês.
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...