terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Matrículas de aprovados pelo Sisu estão abaixo do esperado na UFPB

Procura de aprovados no Sisu está baixa na UFPB  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
As matrículas dos candidatos aprovados peloSisu para as vagas da Universidade Federal daParaíba  (UFPB) estão abaixo do esperado pela instituição. Nesta terça-feira (21) a Coordenação de Escolaridade explicou que a instituição fez um cronograma dividindo os 7.555 candidatos em três dias, com cerca de 2.500 em cada um deles. No entanto, na segunda-feira (20), primeiro dia do prazo, apenas 21% dos estudantes que deveriam fazer a matrícula compareceram à  UFPB.
De acordo com o coordenador de escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves, a baixa presença dos estudantes preocupa. Ele avalia que, pelo cenário atual, os aprovados devem lotar a instituição de ensino no dia destinados aos retardatários, a quinta-feira (23). “A procura foi muito baixa e não sabemos como será esse comportamento no último dia. Mas pelas informações da superintendência de tecnologia, houve um acesso muito grande da impressão da ficha de cadastro, só que esses candidatos ainda não compareceram para o cadastramento”, disse.
Coordenador de escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
O coordenador destacou que, conforme o cronograma estabelecido, os retardatários deverão comparecer à UFPB no mesmo horário que originalmente estava agendado o cadastramento. E acrescentou que se isso não for feito, eles perderão o direito à vaga. “Caso eles não compareçam, as vagas serão liberadas para a segunda listagem. Oferecemos mais de 7.500 vagas e tem cerca de 109 mil candidatos que optaram pela nossa universidade, ou seja, opção a gente tem, só não sabemos quando esses candidatos virão”, completou Gonçalves.

Documentos necessários
Para os candidatos se cadastrarem na UFPB é preciso preencher e imprimir sua ficha cadastral e entregar, junto com os documentos, na Central de Aulas do campus I, em João Pessoa. Os aprovados devem  apresentar identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de votação nas eleições de 2012 (nos dois turnos), prova de quitação do serviço militar e certificado de conclusão do ensino médio.

Já para quem  se encaixa nas vagas reservadas, é preciso que o certificado de conclusão do ensino médio tenha sido emitido por instituição pública, além de comprovar a renda familiar de até 1,5 salário mínimo e declaração de composição familiar. Para quem concorreu às vagas das cotas raciais, também é necessário apresentar a autodeclaração étnico-racial. E para os candidatos com deficiência, o laudo médico atestando esta condição.

Segundo Wanderberg  Gonçalves, alguns candidatos têm procurado a coordenação após não conseguir fazer o cadastro por problemas na documentação apresentada. “'Na verdade é um problema de leitura, eles não leem, não acessam o edital e chegam para o cadastro com documentação faltando e nós só aceitamos mediante o que determina o edital”,  ressaltou.

Os detalhes para o cadastro dos novos alunos da UFPB podem ser conferidos no site da instituição.
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...