terça-feira, 18 de março de 2014

Henrique Capriles diz que é o político 'mais censurado' da Venezuela

Henrique Capriles conversa com Jô Soares via internet (Foto: Globo/Ricardo Martins)
O principal líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, disse nesta segunda-feira (17) que seu sonho é ver a Venezuela unida e que é o político "mais censurado" do país. Em entrevista ao ‘Programa do Jô’, da TV Globo, Capriles contou que se dá entrevista a uma rádio venezuelana, por exemplo, "minutos depois o veículo é ameaçado. A liberdade de imprensa aqui é censurada”.
Há seis semanas estudantes e líderes da oposição linha-dura vêm convocando protestos nas ruas contra o presidente Nicolás Maduro e seu governo socialista. Ao todo, 29 pessoas morreram.
Os manifestantes exigem mudança política e o fim da inflação alta, da falta de alimentos básicos e de uma das piores taxas de criminalidade do mundo.
Os protestos, entretanto, não parecem capazes de derrubar Maduro, um ex-motorista de ônibus, de 51 anos, que venceu a eleição de abril de 2013 e substituiu seu falecido amigo e mentor Hugo Chávez.
Durante o dia, milhares de apoiadores da oposição vêm protestando pacificamente. De noite surgem grupos de mascarados, especialmente no abastado sul de Caracas, para bater de frente com a tropa de choque e a Guarda Nacional.
Manifestantes dos dois lados e muitos membros das forças de segurança foram mortos. Centenas de pessoas ficaram feridas, e mais de 1.500 foram presas.
Cerca de 100 pessoas continuam detidas, incluindo 21 membros das forças de segurança acusados de crimes que vão da brutalidade ao homicídio.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...