quarta-feira, 5 de março de 2014

Nível do Sistema Cantareira cai novamente e chega a 16,1%

Represa de Bragança Paulista , que faz parte do Sistema Cantareira  (Foto: LUIS MOURA/ESTADÃO CONTEÚDO)A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu mais uma vez nesta quarta-feira (5) e atingiu 16,1%. O nível estava em 16,2% na terça-feira (4) e, mesmo com a chuva de 5,3 milímetros, baixou novamente, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No sábado (1º), o índice subiu pela primeira vez após várias quedas sucessivas. Foi de 16,4% na sexta (28) para 16,6%, mas voltou a cair no domingo (2), chegando a 16,5%.
O racionamento de água em São Paulo ainda é descartado. Porém, no dia 25 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin mudou o discurso que vinha adotando e não descartou pela primeira vez a possibilidade de racionamento. Para ele, isso é “uma decisão técnica” a ser tomada mais para frente e que a situação está sendo monitorada todos os dias pela Sabesp.
"Estamos em uma situação excepcional. Estamos trabalhando para utilizar os 400 milhões de metros cúbicos do volume morto, não todo ele, mas uma parte. Não que a gente pretenda utilizar agora, mas deixar tudo preparado para o inverno. Essa [racionamento] é uma decisão técnica da Sabesp que está sendo monitorada dia a dia pela Sabesp e nós vamos decidir mais à frente", afirmou o governador em evento no dia 25 de fevereiro.
O nível crítico está atrelado às faltas de chuva em janeiro, que normalmente chegam a 300 milímetros, mas desta vez ficaram em 87,7 milímetros, e também em fevereiro. No mês, choveu apenas 73 milímetros, quando a média é de 202,6 mm., de acordo com a Sabesp.
Ainda segundo a Sabesp, uma parte da população abastecida pelo Sistema Cantareira já está recebendo água de outros mananciais para diminuir o prejuízo.
Descontos
No começo de fevereiro, a Sabesp anunciou o desconto de 30% na conta de quem economizar água. O objetivo é incentivar a queda no consumo por causa da falta de chuva, que reduziu o nível das represas do sistema Cantareira. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos por essas represas.

A informação sobre o sistema que abastece a residência está disponível na conta de água. "Nos demais, mantém a tarifa normal, porque choveu na média e os sistemas se recompuseram", disse a presidente da Sabesp, Dilma Pena, em entrevista coletiva. "Vamos ter um impacto no faturamento que ainda não mensuramos. E faremos a gestão disso."
O desconto será de fevereiro a setembro, exceto para Santana do Parnaíba, onde a política vai de março a setembro "por uma questão específica do sistema", segundo ela. A presidente da Sabesp afastou a possibilidade de racionamento. "Não estamos pensando em racionamento. Ele não está no nosso radar", afirmou. Segundo ela, o desconto deve vir já na próxima conta de água recebida pelos consumidores.
A estratégia é similar à usada em 2004, quando já houve desconto na conta para quem economizou água. Desta vez, no entanto, o consumidor pode ter um desconto ainda maior. Quem diminuir o consumo em cerca de 20% terá 30% de desconto na conta.
A conta do cliente abastecido pelo Sistema Cantareira terá um informe com a meta de redução a ser atingida, segundo a Sabesp. Terá direito ao bônus o cliente que reduzir em 20% o consumo médio de um período de 12 meses.
Relatório
Relatório divulgado por um grupo técnico criado para monitorar o nível de água no Sistema Cantareira recomenda à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) um plano emergencial para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios do Jacareí e Atibainha, caso os níveis de água continuem baixos e as chuvas sigam escassas até agosto.

O "volume morto" é o nome dado a um o reservatório de 400 milhões de metros cúbicos no sistema Cantareira que nunca foi utilizado porque o sistema de bombeamento não chegava a essa profundidade. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que irá comprar bombas para poder tirar mais água, caso a situação da represa fique mais crítica.
Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias. Veja abaixo:

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.
Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão.
Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência. Visite o site da Sabesp para conferir os endereços.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...