domingo, 30 de março de 2014

Suíça concede visto de residência a ex-magnata russo inimigo de Putin

Khodorkovsky participa de entrevista após ser solto (Foto: Michael Sohn/AP)
O ex-magnata e opositor russo Mikhail Khodorkovsky, que passou dez anos na prisão na Rússia, obteve um visto de residência de um ano renovável na Suíça, segundo as autoridades.
"Seu pedido foi aprovado", declarou o porta-voz do Serviço de Migração, Martin Reichlin, à AFP.O Serviço Federal de Migração anunciou que concedeu na quinta-feira uma autorização para residência de um ano a Mikhail, de 50 anos, que já foi o homem mais rico da Rússia e opositor do presidente Vladimir Putin.
Khodorkovsky viajou para a Suíça logo após ser subitamente perdoado e libertado da prisão em 20 de dezembro de 2013.
De acordo com as leis de imigração suíças, ele deve primeiro obter o direito de se estabelecer no cantão de St. Gallen, onde sua família vive e onde seus filhos vão à escola.
Embora Khodorkovsky não tenha a intenção de trabalhar na Suíça - muitas vezes um pré-requisito para obter a residência suíça - uma autorização pode ser concedida "no interesse público", segundo Reichlin.
O cantão justificou sua decisão em razão da receita fiscal substancial que deve trazer Khodorkovsky, cuja fortuna é estimada em 113 milhões de francos suíços (82 milhões de euros), de acordo com o NZZ am Sonntag.
Khodorkovsky deixou a Rússia imediatamente após a sua libertação, prometendo não voltar até que as autoridades retirem todos os processos contra ele.
A justiça russa manteve uma recuperação de impostos de US$ 550 milhões.
No entanto, ele não renunciou a suas atividades políticas. No início de março, Khodorkovsky viajou para Kiev, onde criticou publicamente a interferência de Moscou na Ucrânia.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...