quarta-feira, 23 de abril de 2014

Azul anuncia voos diretos a partir de Campinas para 3 destinos nos EUA

Executivos da Azul anunciam voos internacionais partindo de Campinas, SP (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (23) que planeja operar voos internacionais diretos partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para três destinos nos Estados Unidos a partir do primeiro trimestre de 2015. A companhia aérea é baseada em Campinas desde 2008 e, associada à Trip há um ano, já voa para 104 destinos nacionais com 136 aeronaves na frota, somando 900 voos diários. Somente de Viracopos, são 55 cidades brasileiras atendidas sem escalas.
A empresa adquiriu seis aviões Airbus A330-200, que devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano e que iniciam as operações em 2015, além de cinco Airbus A350-900, que devem incorporar a frota da companhia somente em 2017, aumentando a frequencia dos voos internacionais por Viracopos. Os destinos, segundo a Azul, são aeroportos no sul da Flórida, próximo de Miami, além de Orlando e Nova York, sendo entre duas e quatro frequências diárias. Para as novas operações, a empresa avalia necessidade de ter 1,6 mil novos colaboradores.
Evolução e benefícios da CopaSegundo o fundador e CEO da Azul, David Neeleman, as aeronaves foram arrendadas, sendo que a aquisição dos A350-900 foi feita juntamente com a International Lease Finance Corporation (ILFC), empresa de leasing e locação de aviões. Os Airbus A330-200 serão remodelados, de acordo com a companhia. Já os modelos A350-900 serão entregues pela fábrica em Toulouse, na França, equipados com configurações da Azul.

O presidente da empresa, Antonoaldo Neves, explicou que as empresas responsáveis por alugar ou arrendar as aeronaves para a Azul investiram R$ 2 bilhões. A previsão é de que o contrato para cada um dos aviões seja válido, em média, por oito anos. Além disso, ele preferiu não antecipar quais outras cidades do exterior poderão receber voos da companhia após ela consolidar as operações entre Campinas e EUA. "A gente vai voar para onde o brasileiro quiser ir". O CEO, contudo, adianta que "a vontade" está relacionada à Europa e América do Norte.

Neeleman avalia que a operação de voos internacionais pela Azul não altera a estratégia da companhia para atrair passageiros e estima que a demanda por voos pode duplicar com as novas operações, incluindo outras cidades onde a companhia possui hubs. Uma das estratégias, explica, está relacionada aos valores das tarifas e há possibilidade de alianças.

Atualmente, somente duas companhias possuem autorização para voos internacionais regulares partindo do Aeroporto de Viracopos. A TAP Portugal tem três voos semanais diretos para Lisboa. A Gol Linhas Aéreas começa a operar voos entre Campinas e Miami a partir de 18 de julho. Serão três frequência por semana, com escala em Santo Domingo, na República Domicana. Ao chegar em Santo Domingo, o passageiro terá opção de fazer conexão para Orlando. Os voos serão feitos com com a frota padronizada de aeronaves Boeing 737 Next Generation.

Avião pousa no aeroporto de Viracopos em Campinas (Foto: Gianfranco Panda Beting / Divulgação Azul)
Novo terminal
O novo terminal do Aeroporto Internacional de Viracopos começa a funcionar dia 3 de junho e a transferência das operações será finalizada até 5 de outubro, segundo cronograma divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Inicialmente, apenas a estrutura internacional estará disponível, e o voo inaugural possivelmente será entre Portugal e Campinas.

De acordo com a SAC, o plano de transferência operacional das companhias e da concessionária responsável pela administração de Viracopos foi entregue no dia 6 de abril. O documento detalha como cada empresa fará a mudança na estrutura de check-in, equipe, tecnologia e rotina de trabalho.
Inicialmente, a nova estrutura de Viracopos poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...