quarta-feira, 23 de abril de 2014

MP italiano opina pela extradição de Henrique Pizzolato ao Brasil

O Ministério Público da Itália se manifestou a favor da extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão do PT. O parecer será levado em consideração pelos juízes do Tribunal de Bologna para análise do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
A informação foi publicada nesta quarta-feira (23) pelo jornal "Estado de S.Paulo" e confirmada pela Procuradoria Geral da República.
No ano passado, depois de ser condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Pizzolato fugiu para Itália e foi preso no dia 5 de fevereiro por uso de documento falso.

O pedido do MP italiano foi feito no começo de abril. Depois disso, o Tribunal de Bologna encaminhou à PGR documento no qual as autoridades italianas
 questionavam se o Brasil tinha presídios que respeitassem os direitos humanos para receber Pizzolato.O governo brasileiro, então, pediu ao governo italiano a extradição para que o ex-diretor do BB cumpra pena no Brasil pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
A defesa do ex-diretor do Banco do Brasil argumentou ao tribunal italiano que os presídios brasileiros não tinham condições dignas.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo e ao Ministério da Justiça indicações de penitenciárias brasileiras que respeitam os direitos humanos e ainda não recebeu resposta. Depois disso, encaminhará a resposta para o Tribunal de Bologna, que dará prosseguimento ao processo.
O processo de extradição de Pizzolato é polêmico porque ele tem dupla cidadania (brasileira e italiana) e, por isso, o governo italiano pode se recusar a extraditá-lo.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...