segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Avião com ex-ditador Noriega chega ao Panamá


O avião trazendo o ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega, extraditado de Paris, pousou neste domingo (11) no Panamá, onde deve cumprir 60 anos por condenações relativas a assassinatos de opositores, depois de mais de duas décadas preso nos EUA e na França por narcotráfico.
O avião da companhia espanhola Iberia aterrisou na pista 3R do aeroporto internacional de Tocumen, na cidade do Panamá, às 18h10 locais (21h10 de Brasília), e foi levado imediatamente para a àrea antiga do terminal, hoje destinada a cargas, para desembarcar o ex-ditador.
De acordo com jornalistas que viarajam no avião citados por uma emissora de TV local, Noriega, que vestia uma camisa preta, foi examinado por médicos "possivelmente pela emoção" de chegar ao território panamenho. Ele está com 77 anos de idade.
Ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega gesticula ao ser levado em cadeira de rodas na Cidade do Panamá (Foto: Esteban Felix/AP)Ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega gesticula ao ser levado em cadeira de rodas na Cidade do Panamá (Foto: Esteban Felix/AP)
Destituído do poder em 20 de dezembro de 1989 em uma contrainvasão promovida pelos EUA -  país a que serviu por anos como agente da CIA -, Noriega cumpriu 20 anos de prisão em Miami, por narcotráfico, e quase dois em Paris, por lavagem de dinheiro.

Durante sua ausência, Noriega foi condenado a três penas de 20 anos, por desaparecimento e assassinato de opositores - seu governo durou de 1982 a 1989. Embora tenha aceitado sua entrega, tem intenção de "demonstrar sua inocência", segundo explicou em pronunciamento perante o Tribunal de Apelação de Paris no dia 23 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...