quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Anvisa já recebeu 39 reclamações de usuárias de próteses de silicone PIP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, de 2010 até esta quarta-feira (11), 39 reclamações de 39 pacientes que utilizaram implantes mamários da marca francesa PIP. A informação foi passada pelo Twitter e creditada a Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência.

"Segundo Dirceu Barbano, 39 usuárias relatam problemas decorrentes da ruptura das próteses PIP", disse a mensagem.
A fabricante usou material industrial nas próteses de silicone, o que aumenta o risco de vazamentos, e teve seu registro cancelado. O mesmo vai acontecer à holandesa Rofil, que teve problemas semelhantes na produção.
O número de reclamações contra a PIP era de 12 no último balanço da Anvisa, cujos dados iam até o fim de 2011.
No entanto, o levantamento da Anvisa ainda não informou quantas reclamações referentes à Rofil foram recebidas. Ao todo, 94 reclamações relativas a próteses mamárias foram registradas pela ouvidoria da Anvisa em 2010 e 2011.
Esse é o registro das queixas que vêm das consumidoras. No sistema Notivisa, por onde os profissionais de saúde fazem as notificações, a agência ainda não recebeu nenhum relato de problema com a marca PIP.
Prótese mamária de silicone da extinta empresa francesa PIP. (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)Prótese mamária de silicone rompida da empresa francesa PIP. (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...