sexta-feira, 30 de março de 2012

Ex-diretor do Centro do Jovem da PB presta depoimento à Polícia Civil


O ex-diretor do Centro Educacional do Jovem da Paraíba (CEJ) prestou depoimento à Polícia Civil na quinta-feira (29) sobre os últimos episódios envolvendo as fugas de dois internos e rebeliões na unidade, que fica em João Pessoa. De acordo com o delegado Nélio Carneiro, que instaurou inquérito para apurar os casos, o objetivo do interrogatório é saber como os internos tinham acesso a drogas e telefones celulares.
Ainda conforme o delegado, o inquérito investiga se houve facilitações por parte do diretor ou de monitores que acompanham os jovens, além das circunstâncias que culminaram na fuga de dois internos. O conteúdo será encaminhado ao Ministério Público da Paraíba, à Vara da Infância e Juventude e à Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), que é responsável pela administração do CEJ e do Centro Educacional do Adolescente.
O último episódio registrado no CEJ foi uma rebelião ocorrida no dia 7 de março. De acordo com a Polícia Militar, o tumulto teria começado após uma briga entre facções rivais. Dez internos identificados como responsáveis pela confusão foram transferidos para o Presídio do Roger. Antes, no dia 1º de março, dois internos fugiram quando voltavam de uma consulta médica. Um grupo de criminosos teria rendido os funcionários do órgão que estavam no carro, soltado os internos e depois disparado tiros. Um monitor morreu.
Menos de uma semana depois, o Diário Oficial do Estado publicou a exoneração do diretor do órgão. “A mudança de direção foi feita porque necessitávamos de medidas enérgicas para essa unidade. Com a nova direção nós buscamos aliar segurança e direitos humanos”, disse Cassandra Figueiredo, presidente da Fundac. Para o cargo foi nomeado um capitão da Polícia Militar, sob a justificativa de que seria necessário ter uma pessoa ligada à segurança dirigindo o Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...