sábado, 28 de abril de 2012

Adutora Coremas/Sabugi é violada no Município de São Mamede


Ontem, dia 26/04, uma equipe da Gerência Regional das Espinharas fez uma fiscalização no percurso da adutora Coremas/Sabugi e constatou várias irregularidades provocadas por moradores da zona rural, entre os municípios de Patos e São Mamede, o que vem provocando intermitência no abastecimento das cidades do Sabugi.

Das dez descargas fiscalizadas pelos técnicos da Cagepa seis delas apresentaram violações, com desvios de água para abastecer pequenos açudes e uso de irrigações em plantios de bananeiras, coqueiros, além de capim para alimentar rebanhos bovinos e de caprinos.

Quando questionados pela equipe da Cagepa, alguns moradores negaram a participação no crime. Em seguida, eles admitiam que precisa de água da adutora para o complemento das atividades contínuas do sítio, exemplificando apenas o uso para o consumo humano.

É o caso do agricultor Júlio Pedro, do Sítio Riacho do Meio, município de São Mamede, que solicitou, inclusive, a instalação de um chafariz para atender as necessidades urgentes dos moradores, que segundo ele sofre muito com os efeitos da estiagem. Nesta localidade existem cinco residências, e cada uma delas tem cisternas próprias que comportam, individualmente, 16 mil litros de água.

Outra situação mais cômoda é a do morador Manoel Messias, do Sítio Angola, também no município de São Mamede, que além das cisternas ainda tem dois poços, sendo um amazonas e o outro artesiano. Na mesma propriedade tem um açude de médio porte para a zona rural.

Todos esses moradores que admitiram o uso indevido da água da adutora foram alertados pela equipe de técnicos da Cagepa para os riscos processuais que poderão responder na Justiça, caso continuem a usar de forma ilegal a água da adutora, que tem a finalidade única de abastecer a zona urbana das cidades.

Sertao1
JEFTE NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...