Com a indefinição da crise econômica que afeta os países
europeus e os EUA, os produtos paraibanos encontraram novos mercados para elevar
vendas no comércio exterior, após baixo crescimento de 3,2% nas exportações em
2011. No primeiro trimestre, as exportações para o continente africano
cresceram 322,9%, atingindo quase US$ 30 milhões contra US$ 7,92 milhões
comercializados no mesmo período do ano passado.
Com o resultado, o continente agora lidera pela primeira vez
a participação das vendas para o exterior ao somar 37,49% na participação total
das exportações contra 13,57% no mesmo período do ano passado.
No ano passado, a maior parte dos produtos exportados pela
Paraíba foi destinada a países europeus, neste ano, o continente africano
desponta como o principal destino receptor das exportações da Paraíba e tem
contribuído fortemente para o crescimento das exportações paraibanas.
A permanência da crise internacional na Europa e nos EUA,
que lideravam a participação no destino dos produtos paraibanos, levou a busca
de novos mercados.
Dos cinco países aos quais mais foram destinados produtos da
Paraíba no primeiro trimestre, três são africanos. Angola é líder nas
exportações com vendas que somam US$ 7,599 milhões (9,5% do total); a Nigéria é
o terceiro maior destino com US$ 6,862 milhões (8,58%), seguido em quarto pela
África do Sul, com US$ 5,085 milhões (7,96%). Esses três países concentram mais
de 60% das vendas dos países africanos, conforme dados no Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
No ano passado, esta lista era formada pelos EUA, Argentina,
Espanha, Portugal e Austrália.
Para a coordenadora do Centro Internacional de Negócios da
Paraíba (CIN), Letícia Gadelha, esta reversão no quadro de países exportadores
é um reflexo da crise econômica internacional e revela que a Paraíba deve
continuar buscando novos mercados no exterior. “Esta diversificação de mercado
é muito importante porque, se não for assim, em momentos em que mercados
tradicionais passarem por uma crise econômica as exportações terão quedas
bruscas”, comentou.
Para Letícia, o contato com os países africanos que hoje
estão entre os principais destinos dos produtos paraibanos já foi iniciado há
alguns anos e estes mercados tiveram um destaque maior no momento em que os
países europeus enfrentam uma crise econômica internacional. Para continuar o
ritmo de crescimento, a especialista acredita que é preciso continuar a busca
por novos destinos no exterior.
Outros mercados podem contribuir para o crescimento das
exportações paraibanas, segundo Letícia. "Os países emergentes estão entre
os que têm as melhores opções de negócios.
Rússia, Índia, China e África do Sul têm grande potencial
para a realização de bons negócios”, apontou.
Entre os produtos paraibanos que mais são exportados, também
para os países que ainda são considerados como novos mercados, estão os
calçados, o açúcar e o álcool, mas, segundo Letícia Gadelha, outros produtos
paraibanos também possuem um bom potencial para vendas no mercado estrangeiro.
“Também possuímos um grande potencial de exportação de minerais não metálicos e
de produtos microtecnológicos”, informou. “Para que as exportações paraibanas
continuem crescendo precisamos de ousadia e continuar buscando novos mercados,
investindo em tecnologia e no aperfeiçoamento de nossos produtos”, acrescentou.
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