sábado, 11 de agosto de 2012

Candidatos comentam resultado da pesquisa Ibope em João Pessoa


Os candidatos à prefeitura de João Pessoa comentaram sobre o resultado do Ibope. A pesquisa de intenção de voto foi divulgada na sexta-feira (10). 
A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco. José Maranhão (PMDB) e o senador Cícero Lucena (PSDB) lideram o levantamento. 

Maranhão considera números positivos
Com a maior pontuação, José Maranhão (PMDB) considerou os números como positivos e garantiu que tem pesquisas internas que lhe dão um índice de intenção de voto superior ao que foi apresentado pelo Ibope. “Embora nós tenhamos pesquisa de controle interno que nos dá um número maior, quero reconhecer que só números foram positivos”, destacou o ex-governador. 

Maranhão avaliou ainda que o empate técnico com Cícero Lucena ocorre porque o tucano “está em campanha há mais de um ano” e ele há pouco mais de 45 dias. “Acredito que ainda vamos crescer muito mais”. Sobre a liderança no quesito rejeição o candidato disse que isso é normal em função do seu longo período de vida pública. “Quem tem 50 anos de vida pública é natural que o eleitorado que acompanha os outros candidatos se manifeste da forma que se manifestou”. 
Cícero Lucena está confiante
O candidato Cícero Lucena (PSDB) afirmou que o resultado da pesquisa Ibope “consolida a oposição na cidade de João Pessoa”. Ele apareceu na pesquisa Ibope com 26% das intenções de voto. Cícero disse ainda que está confiante. “As ruas estão excelentes, a receptividade e a confiança mostram que estamos fazendo a melhor proposta para o futuro”, afirmou Cícero Lucena.     

Lourdes discorda da pesquisa
A candidata Lourdes Sarmento (PCO) analisou os números e disse que “mantém-se a mesma situação de todas as pesquisas” e que “o índice de rejeição também continua o mesmo”. Segundo ela, a diferença entre os resultados é pouca e a margem de erro já prevê essa variação. Lourdes, no entanto, discorda do levantamento. “Não é querendo puxar sardinha para o meu lado, mas acho que [a pesquisa] não está refletindo a manifestação nas ruas. Pela primeira vez em todas as campanhas, nossa chapa está com mais visibilidade”, comentou. 

Renan acha que tem porcentagem maior 
Renan Palmeira (PSOL) disse que estranhou não ter pontuado, pois tem pesquisas de consumo interno que mostram números diferentes. “Minha avaliação é a do dia a dia. Esses números não refletem a realidade da nossa candidatura. Nós temos um crescimento real muito grande”, afirmou. O candidato destacou também o fato de ter tido um baixo índice de rejeição. 

Radical estranhou não ter pontuado
O candidato Antônio Radical (PSTU) declarou que estranhou não ter pontuado na pesquisa. Segundo ele, outras pesquisas mostram números diferentes. “Não entendo como foi a dinâmica da pesquisa, mas algumas que pegam esse período após a realização dos dois primeiros debates de TV mostravam outra realidade, onde eu pontuava e caía no índice de rejeição”, disse. Porém, ele ressaltou o aspecto positivo, uma vez que ele apresenta o menor índice de rejeição, ao lado do candidato Renan Palmeira (PSOL). “Aos poucos o eleitor vai tendo conhecimento da nossa campanha, da nossa proposta, da nossa visão da cidade, e isso vai diminuindo”, concluiu. 

O G1 tentou entrar em contato com os candidatos Luciano Cartaxo (PT) e Estelizabel Bezerra (PSB), mas as ligações não foram atendidas. 
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
José Maranhão (PMDB) - 27 %
Cícero Lucena (PSDB) - 26%
Luciano Cartaxo (PT) - 14%
Estelizabel Bezerra (PSB) - 9%
Lourdes Sarmento (PCO) -1%
Renan Palmeira (PSOL) -não pontuou
Antônio Radical (PSTU) - não pontuou

Branco/nulo - 12%
Não sabe/não respondeu - 10% 

A pesquisa foi realizada entre os dias 07 a 09 de agosto de 2012. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade em João Pessoa. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o protocolo 00039/ 2012.  
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...