quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Médicos se afastam para campanha e pacientes ficam sem cirurgias na PB


Usuários do Hospital Regional de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, estão enfrentando dificuldades durante o período eleitoral. Recebendo pacientes de mais 14 municípios da região, a unidade de saúde está com um déficit de sete médicos, que estão licenciados para disputar cargos públicos durante as eleições municipais deste ano.
O afastamento dos médicos gerou um aumento na lista de espera para realização de cirurgias e outros atendimentos. Na lista há 95 pessoas só da cidade de Cajazeiras, aguardando realização de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas urgência e emergência, podendo ser agendadas previamente.
“a gente tem um costume histórico aqui na região sertaneja, de médicos bastante envolvidos em política e por causa disto, cinco médicos se afastaram para disputar candidaturas de prefeito ou vice-prefeito e nós tivemos dois que se afastaram, um para o Ceará e outro para o Rio Grande do Norte.” Disse a diretora do Hospital de Cajazeiras, Emanuelle Cariri.

A medida encontrada pela direção do Hospital foi  aumentar a carga horária dos médicos plantonistas. " o que a gente está tentando fazer é duplicar a carga horária de quem já está aqui, pegar um médico que está em um dia e colocar dois dias depois, para dar mais um plantão, os que têm disponibilidade e o nosso diretor técnico que é obstetra, mas que também faz alguns procedimentos de cirurgia geral, e está assumindo o atendimento para não deixar plantões descobertos". Explicou ainda a diretora do hospital.
O Hospital realiza uma média de 15 procedimentos eletivos, por semana, esse número caiu para cinco, ou seja, uma redução de quase 70%. Até o final do período eleitoral serão 180 cirurgias que deixarão de ser realizados no Hospital, também é o caso das pequenas cirurgias que estão praticamente suspensas.
g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...