quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Síria trava batalha crucial por seu destino, diz Assad em discurso


O presidente da Síria, Bashar al Assad, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o Exército trava uma batalha "heroica" e "crucial" pelo destino do país, em um discurso divulgado pela agência oficial Sana por ocasião do 67º aniversário da tropa.
"O Exército trava uma batalha heroica e crucial (...) da qual depende o destino de nosso povo e de nossa nação, porque o inimigo se encontra agora entre nós, utilizando agentes internos como meio para desestabilizar a pátria, a segurança dos cidadãos e esgotar nossos recursos econômicos e científicos", afirmou o presidente sírio.
Na mensagem aos soldados sírios, Assad recordou que "vocês, homens desta pátria, têm escrito as epopeias mais maravilhosas (...) e mostrado, ao enfrentar a guerra travada contra nosso país e os grupos terroristas, que possuem uma vontade de ferro e uma consciência viva"."Eles queriam privar o povo de sua capacidade de decisão, mas se surpreenderam ao ver este povo orgulhoso enfrentar estes planos e fazê-los fracassar", completou o presidente.
Soldado do regime de Assad patrulha rua na capital, Damasco, nesta terça-feira (31) (Foto: AFP)Soldado do regime de Assad patrulha rua na capital, Damasco, nesta terça-feira (31) (Foto: AFP)
"Homens de honra e a dignidade! Estejam sempre prontos para a ação, para que nossas Forças Armadas permaneçam como pilar da pátria", destacou Assad.
O governo sírio chama os grupos combatentes rebeldes do Exército Sírio Libre (ESL) de "grupos terroristas armados, a soldo de estrangeiros, que desejam espalhar o caos".
Assad não falava em público desde o ataque a Damasco em 18 de julho, embora já tenha aparecido na televisão.
Os novos comentários ocorrem num momento em que governo e rebeldes lutam pelo controle de Aleppo, principal polo comercial do país.
Mas não ficou claro exatamente quando ou onde ele estava falando, o que indica uma elevada preocupação com a sua segurança pessoal depois do atentado em Damasco.
A guerra civil na Síria entrou em uma nova fase depois do atentado de julho em Damasco, e nos últimos dias os combates chegaram a Aleppo, cidade de 2,5 milhões de habitantes que havia estado praticamente alheia aos 17 meses de rebelião no país. Analistas dizem que a batalha pelo controle de Aleppo pode ser decisiva para o destino de Assad.
Imagens divulgadas pela Internet mostraram que os combatentes rebeldes realizavam execuções sumárias em Aleppo, de forma semelhante àquilo que as forças do governo vêm sendo acusadas de fazer em Damasco.
Um vídeo mostrava quatro homens identificados como membros da milícia governista Shabbiha sendo enfileirados diante de uma parede e abatidos por uma saraivada de rifles, enquanto espectadores gritam "Deus é grande".
Em outro vídeo, aparecem cerca de 15 homens mortos numa delegacia. Um rebelde dispara contra o cadáver do chefe da delegacia, explodindo sua cabeça. Em ambos os casos, não foi possível verificar de forma independente o conteúdo das imagens.
arte síria 1/8 (Foto: arte g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...