sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Enem: veja temas de atualidades que podem estar na prova


O Exame do Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. Com a proximidade da prova, é importante o candidato estar atentos aos temas de atualidades.
Embora eles não façam parte do edital, a prova conhecida por estar alinhada com o cotidiano do estudante, utiliza os temas para compor suas questões. O professor de história do Sistema Elite de Ensino, Paulo Eduardo Souza, explica:
- Geralmente, as atualidades são utilizadas na introdução das questões da prova. A banca se utiliza de um tema atual e o vincula a um tema de origem histórica.
O VIDA DE CALOURO que, em agosto, selecionou cinco atualidades que podem estar no Enem, aponta agora outros temas que podem influenciar as questões.
Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. O evento marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92).
O objetivo da Conferência foi renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A cerimônia de abertura da Arena Socioambiental, na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20
A cerimônia de abertura da Arena Socioambiental, na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20 Foto: Márcia Foletto / O Globo
A Rio+20 teve dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Os 100 anos do início da Guerra do Contestado
Ocorrido entre outubro de 1912 e agosto de 1916, a Guerra do Contestado foi um conflito armado travado entre a população cabocla de uma área rica em erva-mate e madeira entre Paraná e Santa Catarina e o governo desses estados. Estes eram apoiados por determinação do então presidente Hermes da Fonseca.
Originalmente, os moradores da região eram posseiros e pequenos fazendeiros que viviam da comercialização daqueles produtos. Sob liderança de José Maria, os camponeses expulsos de suas terras começaram a se reunir e se revoltaram contra os governos.
As tropas militares conseguiram massacrar os rebeldes em 1916, apesar da resistência dos revoltosos. Com 46 meses de conflito, a Guerra do Contestado superou até Canudos em duração e número de mortes.
A usina de Belo Monte e a questão energética no Brasil
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira, no Pará. Desde o início de sua construção, o projeto Belo Monte é criticado por ambientalista brasileiros e internacionais e tribos indígenas locais. A polêmica construção da central hidrelétrica é tema recorrente nas provas de vestibular, principalmente, abordando os impactos socioambientais relacionados a ela.
Manifestantes protestam contra a usina de Belo Monte, no STF, durante o julgamento do Mensalão
Manifestantes protestam contra a usina de Belo Monte, no STF, durante o julgamento do Mensalão Foto: Gustavo Miranda / O Globo
Novo Código Florestal
O Código Florestal Brasileiro trata das vegetações em território nacional, define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa.
O Novo Código Florestal brasileiro (Projeto de Lei nº 1.876/99) é uma reforma do código promulgado em 1965. O país ganha, depois de 47 anos, um novo conjunto de leis que define regras para a produção agrícola e para a preservação ambiental, a partir de uma série de remendos ao longo das décadas.
Comissão da Verdade
Criada em 2012, o Governo Federal nomeou um grupo de juristas e professores para integrar a Comissão da Verdade, cujo objetivo é realizar investigações sobre crimes cometidos pelo Estado brasileiro entre 1937 e 1985. Nesse período, vale lembrar, acontecem os dois regimes ditatoriais desse período: o Estado Novo e a Ditadura Militar.
A comissão não vai investigar supostos crimes praticados por grupos de esquerda, opositores do regime militar. Até 2014, a Comissão da Verdade deve entregar um relatório final.
Fonte: extra.globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...