terça-feira, 4 de setembro de 2012

Inspirado por Facebook, 'Não vem com mimimi' é novo hit do 'webnejo'


Todos os memes (Foto: G1)
O nome do estúdio de Douglas Mello com seus parceiros em Ituverava (SP) não esconde a intenção do trabalho. A Fábrika Hits nasceu com um trio de compositores sertanejos movidos pelo desejo de produzir sucessos em série. Com Nando Marx e Flavinho Tinto, Douglas já registrou, segundo suas contas, 517 composições, algumas bem-sucedidas como "Vou tocar o terror", de João Bosco & Vinícius. Uma das fontes de inspiração do trio, caso da composição de "Não vem com mimimi", gravada por Gabriel Sttuck, é cada vez mais comum no sertanejo. "A gente fica muito ligado no Facebook, nas redes sociais", diz Douglas ao G1
O "mimimi" da letra não é uma gíria proveniente do norte de São Paulo. Antes de esbarrarem com as palavras da Internet, seu ambiente de origem, os compositores não conheciam a expressão, que significa "manha", "charminho". "Ficamos 24 horas na rede, procurando temas", conta Douglas. A expressão ainda ganha pontos pelo fator "tatibitate". "A gente sempre procura palavras simples, com sílabas fáceis de decorar. A famosa música ''chicletinho'", assume o compositor. "Não vem com mimimi" teve 130 mil visualizações no Youtube em 15 dias. A faixa entra no rol cada vez maior do "webnejo". São sucessos moderados ou massivos com títulos formados por expressões que já eram mania na Internet. O trending topic do webnejo "As minas pira". Ao menos quatro intérpretes piraram na frase, com destaque para Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba.
Gabriel Sttuck

Não vem com mimimi (Foto: Mimimi)

Gabriel Sttuck, de 22 anos, busca lugar ao sol entre novos cantores sertanejos, e foi adotado pelo Fábrika de Hitz para usar seu estúdio e uma de suas composições, "Não vem com mimimi". Sttuck conta ao G1 que já tentou compor bossa nova, pop rock e blues. Mas ele não esconde o motivo da opção pelo sertanejo: "É o que rola no momento". O sucesso no YouTube veio com a expressão que os compositores conheceram pelo Facebook. "Não esperava nada disso. Foi se espalhando muito rápido', comemora Gabriel. Assista ao vídeo de "Não vem com mimimi", com Gabriel Sttuck.
Victor & Michel e MC Maloka

Véi na boa (Foto: G1)

A música ainda não é um grande sucesso, mas os 20 mil espectadores que a dupla paulistana Victor & Michel consegiu, em parceria com o MC Maloka, já marcam o vídeo mais visto deles até hoje no YouTube. A expressão surgida recentemente em legendas de fotos disseminadas no Facebook, geralmente com cachorros assumindo discurso humano, deu nome à canção de letra e clipe bem-humorados. Assista ao vídeo de "Véi, na boa", com Victor & Michel e MC Maloka.
Cangaia

sexta sua linda (Foto: G1)

O grupo de Jequié (BA) assume o rótulo de "forró universitário", mas em tempos de predomínio da sanfona na música sertaneja, não há muita diferença entre o som do Cangaia e o de outras duplas com chapéu de caubói. A fonte da letra também é a mesma de "webnejos". A expressão "suas linda" surgiu no Twitter e logo se espalhou por outras redes sociais, com diversos fins, como celebrar o início do fim de semana. A faixa não é a única no YouTube com o mesmo título. Assista ao vídeo de "Sexta-feira, sua linda", com Cangaia.
Fernando & Sorocaba

é tenso (Foto: g1 )

"As letras de pegação não têm tanta longevidade", disse ao G1 Sorocaba, o compositor brasileiro que mais arrecadou por direitos atuais em 2011. Mesmo admitindo o prazo de validade, ele não dispensa seus "chicletinhos". Dois deles são sucessos do "webnejo". O primeiro é inspirado em expressão popularizada como legenda de sequências de fotos com o zoom em algum elemento "tenso" da figura. A mania apareceu em fóruns online e pode ser vista hoje em blogs e redes sociais diversas. Sorocaba também faz parte de "as mina pira" (veja abaixo). Assista ao vídeo de "É tenso", com Fernando & Sorocaba.
Thiago Brava e outros

as mina pira (Foto: g1)

Nenhuma expressão gerou tanto frisson na turma do "webnejo" quanto "as mina pira". A gíria que se tornou popular a partir do YouTube originou pelo menos quatro grandes sucessos sertanejos. Thiago Brava, Ronny & Rangel, Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba têm, cada um, sua "As mina pira", com título igual, letra e melodia diferentes, e pelo menos 1 milhão de visualizações no YouTube. Conheça "As mina pira" com Thiago BravaRonny & Rangel,Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba
Michel Teló, João Bosco & Vinícius

bjomeliga (Foto: G1)

A música "Ei, psiu, beijo me liga", de 2009, é precursora de dois fenômenos. O primeiro é o furacão Michel Teló. A faixa é seu grande sucesso depois de sair do grupo Tradição e antes de estourar "Ai se eu te pego" e "Fugidinha". A segunda mania que a composição antecipa é o uso de gírias da internet. "Bjomeliga" era expressão, na época, bastante usada em despedidas amorosas ou irônicas em comunicadores instantâneos e no Twitter. Assista ao vídeo de "Ei, psiu, beijo me liga", com Michel Teló  e João Bosco & Vinícius.
Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...