sábado, 13 de outubro de 2012

'Fragmentos de Um Sol Quente' é encenado na estação Cabo Branco


'Fragmentos de Um Sol Quente' é encenado na estação Cabo Branco (Foto: Divulgação/Assessoria)Espetáculo é baseado em painel de Flávio Tavares
(Foto: Divulgação/Assessoria)
O espetáculo 'Fragmentos de Um Sol Quente', escrito e dirigido por Flávio Melo, será apresentado na terça-feira (16) e quarta-feira (17) na Estação Cabo Branco, às 20h no bairro do Altiplano, em João Pessoa. Baseado no painel “No Reinado do Sol”, de outro Flávio, o Flávio Tavares, a peça é o resultado de um curso de formação em artes cênicas do qual participaram 22 atores em cena.
A partir disso, uma sequência dos principais episódios da história paraibana é encenada, como o Massacre de Tracunhaém, a independência da colônia, a expulsão dos holandeses e todo o itinerário que leva o público do passado (à esquerda do painel) aos dias atuais (à direita do painel), onde se situa a cidade crescida arquitetonicamente, os casarões e festas de rua.Fragmentos de Um Sol Quente é inspirado no texto de “Manaíra e Tambaú”, de autoria de Antônio dos Santos, o “Chuá”, e conta a história da cidade de João Pessoa a partir do romance proibido entre dois jovens indígenas de tribos inimigas: a potiguara Manaíra e o tabajara Tambaú.
A ideia da peça, segundo Flávio Melo, não era fazer uma adaptação fiel da narrativa do painel, mas trabalhar de forma livre sobre as referências pictórica e literária. Por isso, há quebras cronológicas no recorte histórico, bem como na dramatização de algumas personagens presentes na pintura, como Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, Manuel da Caixa d'Água e a famosa Vassoura.
'Fragmentos de Um Sol Quente' é encenado na estação Cabo Branco (Foto: Divulgação/Assessoria)
Fragmentos de Um Sol Quente
(Foto: Divulgação/Assessoria)
“Os atores entram e saem de cena como uma tela em branco, que de repente vai ganhando vida”, explicou o diretor, que também é professor de teatro.
Na narrativa, o próprio Flávio Tavares está representado de duas formas. Na de pintor, preocupado porque está esvaziado de ideias (Fagner Ribeiro) e na de inconsciente materializado de menino (Rodrigo Batista), cheio de inspiração e criatividade. Os dois formam a genialidade que culmina na criação de “No Reinaldo do Sol”.
Para Fagner Ribeiro, tem sido uma experiência enriquecedora e, ao mesmo tempo, desafiadora participar desse espetáculo, por se tratar de uma obra muito complexa. “Além de fazer um relato histórico e geográfico atemporal, a peça apresenta personagens que marcaram a mente de muitos pessoenses”, acrescentou.
SERVIÇO
Espetáculo: “Fragmentos de Um Sol Quente”
Diretor: Flávio Melo
Data: terça-feira (16) e quarta-feira (17)
Hora: 20h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível
Informações: 3214-8270 / 3214-8303
Twitter: @estacaocb

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...