terça-feira, 16 de outubro de 2012

Serra cita falhas no Enem e Haddad reexibe Chalita no horário eleitoral


Imagens do horário eleitoral desta segunda (Foto: Reprodução)Imagens do horário eleitoral desta segunda
(Foto: Reprodução)
No horário eleitoral exibido na noite desta segunda-feira (15), primeiro dia de exibições neste segundo turno, a campanha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, citou problemas ocorridos na aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quando o candidato do PT,Fernando Haddad, era ministro da Educação. Já o petista trouxe novamente para seu programa os apoios do candidato Gabriel Chalita (PMDB) e da presidente Dilma Rousseff e destacou o fato de Serra já ter deixado a Prefeitura antes do fim do mandato.
No horário eleitoral exibido às 13h, Haddad já havia exibido as declarações de apoio do candidato do PMDB e da presidente Dilma. Ambos os candidatos repetiram os agradecimentos pelos votos dos eleitores no primeiro turno.

No programa eleitoral desta noite, a campanha de Serra utilizou um locutor para afirmar que “a educação no Brasil afundou” e citou que o Enem teve problemas por três anos seguidos. Em um deles, questões da prova vazaram antes da aplicação. “O cara não consegue fazer direito nem exame de ensino médio. E foi muito ruim de serviço como ministro. Não vai ser aqui, numa cidade do tamanho de São Paulo, que vai dar certo né?", diz o locutor.
O apresentador também citou um levantamento sobre educação feito pela Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). O ranking mostrado pelo programa de Serra mostra uma queda do Brasil da 72ª posição em 2006 para 88ª em 2011. A campanha frisou que o país ficou atrás de países como Tonga e Mongólia.
No restante do programa, a campanha contou a história de Serra, falou sobre os cargos que ele ocupou e ainda lembrou a parceria de Haddad com Paulo Maluf. Como Serra foi o primeiro colocado no primeiro turno, seu programa foi o primeiro a ser apresentado nesta segunda-feira.
Haddad
Já o programa de Haddad seguiu a mesma linha do apresentado pela manhã. Quem pediu voto para o petista foi Gabriel Chalita. "É com imensa alegria que posso dizer que dois professores se uniram para mudar São Paulo.”

Chalita falou que Haddad incorporou algumas de suas propostas e que irá participar de “corpo e alma” de sua campanha. “Vocês não tenham dúvida. Haddad vai ser um grande prefeito para São Paulo”, afirmou. Além dele, a presidente Dilma Rousseff fez campanha para Haddad.
O petista citou projetos específicos para cada região da cidade. Para a Zona Sul, por exemplo, ele citou a construção de um hospital em Parelheiros e que pretende oferecer mais opções de esporte e lazer com a construção de um centro cultural e um centro olímpico.
Se no programa de Serra a gestão de Haddad à frente do Ministério da Educação foi criticada, o oposto ocorreu na campanha do petista, que tratou de destacar seus feitos na pasta. Foi o caso do ProUni, que, segundo a campanha, abriu as portas de universidades para 1 milhão de jovens de baixa renda.O programa mostrou imagens de Serra em 2004 e 2011, quando dizia que não seria candidato à prefeitura, e em 2012 anunciando sua candidatura.
O programa petista sofreu desconto de 1 minuto e oito segundos determinado pela Justiça Eleitoral. O desconto ocorre porque no último dia de horário eleitoral gratuito (4 de outubro), a coligação proporcional Para Renovar São Paulo (PT/PP/PSB) teria usado seu espaço na TV para promover Haddad.
Campanha no rádio
Com formato de um programa de entrevistas, José Serra criticou a gestão de Marta Suplicy (PT) na Prefeitura de São Paulo e voltou a justificar sua saída da prefeitura como uma alternativa para impedir que o PT assumisse o Governo de São Paulo.

Em um quadro de seu programa intitulado “Hora da Verdade”, Serra criticou a falta de experiência de Haddad e falou dos problemas ocorridos com o Enem na gestão do candidato do PT no Ministério da Educação. Em homenagem ao Dia dos Professores, o vice Alexandre Schneider falou das propostas do PSDB para a educação. Antes do encerramento do programa, foram destacados projetos na área da saúde e transporte.
O candidato petista apresentou suas principais propostas para São Paulo nas áreas de transporte, emprego, redução de impostos, educação e moradia. Valorizou a necessidade de se apresentar ao eleitor e voltou a defender a necessidade de mudanças na Prefeitura de São Paulo.
Gabriel Chalita (PMDB) declarou oficialmente ao eleitor seu apoio a Haddad e homenageou com o petista o Dia dos Professores. Antes do término dos seus dez minutos, o programa de rádio de Haddad deu espaço a eleitores que declararam seus votos ao petista no primeiro turno, com referências a votos já dados a Lula.
Para ler mais notícias das eleições na cidade de São Paulo, clique em
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...