sábado, 17 de novembro de 2012

Aulas em 3D atraem visitantes da Olimpíada


Alunos assistem TV 3D na Olimpíada do Conhecimento (Foto: Maurício Nascimento)Alunos assistem TV 3D na Olimpíada do Conhecimento (Foto: Maurício Nascimento)












A tecnologia como aliada da educação já é realidade na 7ª Olimpíada do Conhecimento que termina hoje, no Parque Anhembi. Entre outras experiências, no estande do Cyber SENAI, visitantes da mostra fizeram longas filas para usar os óculos 3D para entender assuntos complexos de matemática e ciências em terceira dimensão, como se estivessem vendo a um filme no cinema.
A experiência da educação em terceira dimensão parte de uma pesquisa norte-americana de que, após duas semanas de aprendizado, retemos 10% do que lemos, 50% do que vimos e até 90% do que fazemos.
Nesse sentido, a ilustração de leitura e uso de conteúdo em formatos multimídia, com o uso dos óculos 3D, transformam as informações, deixando-as mais envolventes e dinâmicas em qualquer ciclo de aprendizagem de um estudante.
TV 3D na sétima Olimpíada do Conhecimento (Foto: Maurício Nascimento)
Além dos cursos técnicos das áreas de eletrônica, mecânica, robótica e mecatrônica, o recurso tecnológico pode complementar aulas das áreas de ciências biológicas e humanas. O intuito é facilitar a simulação da realidade profissional, algo que já acontece nos cursos técnicos. A vantagem do 3D é a redução de custos com materiais e a facilidade de manejo da tecnologia usando gadjets já disponíveis no mercado como as telas finas, tablets, projetores multimídia e notebooks. Os recursos também se valem da familiaridade dos jovens, que pertencem à chamada geração “Y”, com equipamentos de tecnologia.
Os recursos 3D estão disponíveis em todo o pavilhão do Anhembi, e mostram que a tecnologia veio para ficar. Na exposição Cyber Senai por exemplo, os alunos navegam pelos órgãos do corpo humano, entram em máquinas complexas usadas nas grandes indústrias e podem até mesmo simular a operação de tratores e robôs que seguem o comando de joysticks e controles remotos.
“Simples demonstrações e visitas de campo, experiências em laboratórios ou apresentações em Power Point são provas notórias de retenção de atenção de uma plateia ou público. Prender a atenção com sensação de experiência e interação divertida é uma das funções dos objetos de Aprendizagem”, explica Luís Carlos de Carvalho, diretor da empresa expositora.
G1

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