segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Homenagens 'multimídia' marcam um ano da morte de Whitney Houston


A cantora Whitney Houston (Foto: AP)A cantora Whitney Houston (Foto: AP)
Nesta segunda-feira (11), completa-se um ano desde que Whitney Houston, uma das cantoras que mais vendeu discos na história, foi encontrada morta, aos 48 anos, em uma banheira da suíte no quarto andar do Beverly Hilton, hotel de Los Angeles. Ela morreu por afogamento após consumir cocaína, concluiu uma perícia com resultado divulgado um mês depois de sua morte.
Os doze meses desde fevereiro de 2012 foram período suficiente para a preparação de homenagens à intérprete de "I will always love you" e "I'm every woman" em diversos meios: DVD, CD, filme, exposição, livros de memórias e fotobiografia. Estas são as formas em que o fã da obra encontra as principais homenagens - todas elas ainda aguardando lançamento em edição brasileira- , listadas pelo G1 (veja abaixo).
A cantora que vendeu 200 milhões de álbuns em sua carreira e chegou 30 vezes ao topo das paradas da Billboard, além de ter ganhado seis Grammys e 22 American Music Awards, ainda continua a inspirar novos produtos, agora movidos pela saudade da artista.Whitney foi, acima de tudo, estrela da música, e com seu estilo inspirou uma geração de cantoras, de Mariah Carey a Christina Aguilera. Mas também brilhou no cinema (de "O guarda-costas", de 1992, ao póstumo "Sparkle", de 2012, que ainda aguarda lançamento em DVD no Brasil) e também foi ícone de estilo no auge da carreira. Por isso as homenagens passam pelos seus hits, atuação, figurino e histórias.
Exposição


Exposição sobre Whitney Houston no museu do Grammy (Foto: Reuters)
Roupas usadas no palco pela cantora, rascunhos de seus trabalhos, fotografias raras de shows e bastidores, ingressos, cartazes e lembranças diversas de fãs estão na exposição "Whitney! Celebrando o legado musical de Whitney Houston".
Aberta em agosto de 2012 no museu do Grammy, em Los Angeles, a previsão de encerramento era fevereiro de 2013, mas já está garantida até 27 de maio.
Os fãs de outros lugares do mundo que não podem ir aos EUA visitar a exposiçãoiniciaram em janeiro uma petição online para que as obras expostas façam uma "turnê" pelo mundo.
Entre os destaques da exposição estão o vestido com contas que Houston usou no Grammy de 1994, cartas particulares do lendário produtor musical Clive Davis e a xícara na qual Houston tomava chá antes de cada show.
Livro da mãe


Capa do livro 'Remembering Whitney' (Foto: Divulgação/Amazon)
"Remembering Whitney - My story of love, loss and the night the music stopped" (Lembrando Whitney - Minha história de amor, perda e a noite em que a música acabou, em tradução livre) foi lançado pela mãe de Whitney, Cissy Houston, no dia 29 de janeiro nos EUA, ainda sem previsão no Brasil.
"Pela primeira vez, a mãe da cantora, Cissy Houston - uma lenda da música gospel por si só - conta a completa e impressionante história da vida e carreira da ícone pop. Dos primeiros dias de Whitney, cantando no coro da igreja até sua rápida subida ao estrelato, dos primeiros hits nas paradas musicais até a liderança nas bilheterias, Cissy relembra a jornada da filha para se tornar uma das artistas de maior sucesso de todos os tempos. Passando a história a limpo, Cissy também fala com carinho das lutas de Whitney, revelando a verdade sobre seu turbulento casamento com o cantor Bobby Brown, sua tentativa pública de recuperar a voz celebrada e a batalha com as drogas, que no final se revelaram muitas", diz o texto oficial de divulgação.
"Ela começou a festejar e realmente não soube parar", diz a mãe da cantora em entrevista à revista "People" para divulgar o livro. "Eu costumava me perguntar o que ela estava fazendo à noite, onde ela estava". Mas, quando tentava procurá-la, Whitney muitas vezes não retornava suas ligações.
Filme


Cartaz do filme 'Sparkle', com Whitney Houston no elenco (Foto: Divulgação)
O filme de 2012 - que ainda aguarda lançamento brasileiro - não foi programado para ser uma homenagem a Whitney Houston. Ela está no elenco do musical sobre um grupo de cantoras no auge da soul music nos anos 60 - remake da obra de 1973.
Mas "Sparkle", filmado antes da morte da cantora, entre 10 de outubro e 18 de novembro de 2011, acabou se tornando homenagem póstuma que chegou em agosto de 2012 aos cinemas nos EUA.
A estreia marcada inicialmente para o dia 7 de dezembro no Brasil foi cancelada e substituída pela previsão da Sony de estreia em DVD e Blu-ray no país, que ainda não aconteceu.
Foi o quinto e último longa da carreira cinematográfica de Whitney, que começou com o sucesso "O guarda-costas", de 1992.
A trilha do filme também tem as últimas faixas musicais gravadas por Whitney Houston. Uma destas faixas, "Celebrate!", foi divulgada em 2012. Ela também canta "Eyes on the sparrow".
No filme, ela interpreta a mãe de três filhas em um grupo de cantoras de sucesso lidando com as consequências da fama e das drogas. "Sparkle", um remake de us$ 17 milhões de um filme de 1976 com o mesmo nome, traz no elenco a ex-vencedora do programa "American Idol" Jordin Sparks.
Livro de fotos


Fotobiografia de Whitney Houston, lançada em novembro de 2012 nos EUA (Foto: Divulgação)
A fotobiografia com 191 páginas foi lançada em novembro de 2012 nos EUA, sem previsão para o Brasil. A curadoria é de Randee St. Nicholas, fotógrafa renomada que já trabalhou com Bob Dylan, Britney Spears, Celine Dion e a própria Whitney, inclusive na direção do clipe "I'm every woman".
Mais de vinte fotógrafos renomados, além da curadora, são responsáveis pelas imagens que foram feitas ao longo da carreira de Whitney. O livro pode ser importado por lojas internacionais por cerca de US$ 20 - valor não inclui frete.
As fotos icônicas e raras de sua trajetória "são um testamento à presença física hipinotizante de Whitney, mas também nos lembram que ela era uma mulher com várias dimensões: poderosa, vulnerável, de mão firme, encantadora, reflexiva...", diz o texto de divulgação da obra.
DVD


DVD em homenagem a Whitney Houston, lançado em dezembro de 2012 nos EUA (Foto: Divulgação)
Celine Dion, Usher, Jennifer Hudson, e Britney Spears estão entre os artistas que aparecem neste DVD produzido pela academia do Grammy nos EUA em homenagem à cantora.
O lançamento aconteceu no dia 18 de dezembro nos EUA. Procurada pelo G1Sony Music do Brasil não informou a data de lançamento no país do DVD, assim como do CD "I wil always love you" (veja abaixo).
O material é variado, incluindo as performances de Whitney no Grammy, sua performance do hino nacional no Super Bowl em 1991, e sua primeira entrevista à TV norte americana, em 1983, no "Merv Griffin Show".
Um disco bônus traz oito de seu clipes mais famosos, incluindo "Greatest love of all", "I look to you", "I will always love you" e "I wanna dance with somebody (who loves me)".
CD


Coletânea de Whitney Houston lançada em 2012 nos EUA (Foto: Divulgação)
A balada póstuma "Never give up", romântica mas com batida pulsante, é o destaque desta coletânea lançada em novembro de 2012 nos EUA. A faixa foi divulgada no canal oficial dedicado à cantora no YouTube no mês de lançamento do disco (ouça).
Além da música inédita, estão as 17 faixas mais conhecidas da carreira da cantora, incluindo "I will always love you" e "I'm every woman". A única música com participação especial é "I look to you", dueto com o cantor R. Kelly.
A curadoria e produção são de Clive Davis, que "revelou" Whitney, descobrindo-a em uma casa noturna de Nova York e a levando a assinar com a Arista Records.
Para ler mais notícias do G1 Música, clique em g1.globo.com/musica. Siga também o G1 Música por Facebook RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...