quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Moradores vizinhos à cratera temem perder suas casas em Taubaté


Moradores temem perder suas casas em rua com cratera em Taubaté (Foto: Carlos Santos/G1)Morador vizinho à cratera ainda não deixou seu imóvel por não ter para onde ir. (Foto: Carlos Santos/G1)
Moradores vizinhos às crateras que se abriram na Rua Benedito Marques, no Parque Três Marias, em Taubaté, temem perder o imóvel e ficar sem ter para onde levar a família se tiverem que sair de casa. Ao todo, seis imóveis permanecem interditados no local desde o último domingo (3).

A casa de José Eduardo da Silva, de 41 anos, é a primeira ao lado da cratera que se abriu. O imóvel está interditado pela Defesa Civil desde segunda-feira (4), mas mesmo assim o morador continua na casa com a família.

De acordo com a Prefeitura de Taubaté, as obras emergenciais para fechar as crateras começam na próxima semana. O prazo para término é de 90 dias e o custo estimado da obra é de R$ 1,4 milhão."Continuo em casa porque ainda não tenho para onde ir. Tem uma saída no fundo e se ameaçar ceder a gente corre por lá. Somos em cinco aqui em casa e encontrar um imóvel com R$ 600 está difícil. Cada chuva que dá, a cratera aproxima mais", disse.

Mesmo com a casa já interditada, o morador teme que a cratera se abra ainda mais e chegue ao imóvel dele.

"A gente fica com medo de perder tudo. Quando esse buraco abriu foi muito feio. De repente abriu e caiu tudo. Então a gente fica assustado com tudo isso".

No local será feita a substituição da galeria de águas pluviais em três trechos, que totalizam a extensão de 100 metros. Já sabendo que a obra pode interditar sua casa, a moradora Terezinha Cambroia, de 58 anos, está preocupada.
"Meu medo é ter que sair e não ter para onde ir. Minha casa é bem reforçada, mas mesmo assim a gente fica preocupado. Com tudo isso pode dar problema e atrapalhar a nossa rotina", afirmou.
Moradores temem perder suas casas em rua com cratera em Taubaté (Foto: Carlos Santos/G1)Área foi isolada e prefeitura faz monitoramento diário no local até que obras emergenciais sejam iniciadas. (Foto: Carlos Santos/G1)
Com sua casa a cerca de 50 metros da cratera, a aposentada Terezinha Fagundes, de  59 anos, também teme que a cratera prejudique sua família.

"Quando eu vi já imaginei que fosse desabar a rua toda. Fiquei preocupada, nunca tinha visto isso antes e mesmo com o pessoal monitorando eu ainda tenho medo que chegue na minha casa".

Obra emergencial
A cratera se abriu no último sábado (2) na Rua Benedito Marques após as chuvas que atingiram Taubaté na sexta-feira (1º). O buraco tem cerca de 4 metros de profundidade e ameaça seis casas. Em protesto, cerca de 50 moradores interromperam o tráfego na Dutra no domingo. O prefeito Ortiz Jr. (PSDB) foi ao local na ocasião e se comprometeu a realizar as obras emerenciais.

No local será feita a substituição da galeria de águas pluviais em três trechos. Serão instaladas ainda aduelas de concreto em substituição ao tubo metálico danificado.

O serviço contratado pela administração inclui também a limpeza e recuperação das galerias e bocas de lobo na rua e em locais próximos como as ruas José Cassiano de Freitas e Brasilina Moreira dos Santos.

De acordo com a prefeitura, a galeria foi construída há 20 anos e rompeu devido à falta de manutenção. O problema afetou a rede de água e esgoto.
Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique emg1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...