quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Paraíba lidera notificações de dengue no Nordeste, diz Ministério da Saúde


Dengue  (Foto: Divulgação )Na Paraíba, foram registrados 522 casos suspeitos
de dengue, segundo MS (Foto: Divulgação )
Um relatório do Ministério da Saúde divulgado esta semana, revelou que do início do ano até o dia 16 de fevereiro, o número de notificações de casos suspeitos da dengue caiu mais da metade no Nordeste, -51%. A Paraíba (+114%) e a Bahia (+12%) são os únicos estados da região que mostraram crescimento nos registros de casos suspeitos. A comparação foi feita com o mesmo período de 2012.

De acordo com o relatório, nas primeiras sete semanas de 2013, foram registrados 522 casos suspeitos de dengue na Paraíba. Neste mesmo período, no ano passado, foram feitas 224 notificações. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, uma morte foi confirmada. A Paraíba e a Bahia (+12%) são os únicos estados da região que mostraram crescimento nos registros de casos suspeitos.


Os dados do Ministério da Saúde são diferentes dos apresentados pela Secretaria de Saúde do Estado. O boletim divulgado no dia 14 de fevereiro, mostra 430 notificações, 60 casos confirmados, oito graves e nenhuma morte. De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba, Talita Tavares, a diferença nos dados acontece por que as notificações da dengue são feitas pela internet e atualizadas constantemente. Ela acredita que entre os dias 14 e 16 de fevereiro, tenham sido feitos 92 novos registros de casos suspeitos. Além da morte confirmada na cidade de Arara.

Ainda de acordo com Talita Tavares, outras três mortes, na Paraíba, podem ter sido provocadas por dengue e estão sendo investigadas, duas em João Pessoa e uma emSalgado de São Félix. Um novo boletim será divulgado nesta sexta-feira (1).

Combate a dengue
A Secretaria de Saúde do Estado, através da a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, informou que, diante do crescimento do número de notificações, está investindo na qualificação de médicos e enfermeiros para o primeiro atendimento ao paciente com dengue.

O objetivo é diminuir o números de casos graves e mortes. De acordo com Talita Tavares, em fevereiro, cerca de 250 profissionais foram capacitados e a previsão é que, em março, mais 300 também façam o curso, que tem duração de uma semana.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que a visita dos agentes está sendo intensificada desde janeiro. O principal alvo das equipes são sucatas, depósitos de construções e outros ambientes que possam ter acúmulo de água.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, recentemente, cerca de 40 agentes fizeram uma grande ação no centro da Capital e no Varadouro, até o Cemitério Boa Sentença. Uma outra ação no Alto do Mateus está programada para esta sexta-feira (1).
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...