sexta-feira, 8 de março de 2013

Vereador é eleito presidente da Câmara pela 5ª vez consecutiva na PB


O vereador Durval Ferreira (PP) foi eleito pela 5ª vez como presidente da Mesa Diretora da Câmara de João Pessoa. A eleição antecipada para o biênio 2015/2016  aconteceu na manhã desta quinta-feira (7). Vereadores que divergiram da eleição afirmaram que vão entrar na Justiça para contestar o resultado do pleito. Durval obteve 20 dos 27 votos da Casa e disse que esse será seu último mandato.

A eleição de Durval Ferreira só foi possível porque na semana passada a Câmara aprovou um Projeto de Resolução que alterou o regimento interno da Casa e permitiu a antecipação. A matéria foi subscrita por 24 veredores.

Quatro vereadores deixaram o plenário durante a votação desta quinta. Fuba (PT), Bira Pereira (PSB), Fernando Milanez (PMDB) e Dinho (PR) pediram para falar antes que fosse iniciada a votação, mas Durval não permitiu e eles acabaram abandonando a sessão.
Vereador de João Pessoa Ubiratan Pereira  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
De acordo com Bira, o processo de eleição foi viciado desde o começo e, segundo ele, a Câmara tinha assuntos mais importantes para discutir, mas os vereadores decidiram realizar a eleição. “Vamos atrás dos meios legais para que a história dessa Casa não seja manchada”, disse o vereador Bira.
Ainda conforme Bira, a eleição foi inconstitiucional porque o parecer da Comissão de Constituição e Justiça a favor do projeto de resolução foi dado em plenário, o que não é permitido pelo regimento da Casa.
Durval rebateu as críticas afirmando que a manifestação dos outros vereadores já era esperada. “Vejo isso como um ato natural porque estou aqui há mais de 20 anos e já presenciei coisas parecidas”. Durval explicou ainda que não privou os vereadores de falarem, já que todos teriam o direito de falar no momento da declaração de voto.
No comando da Câmara Municipal de João Pessoa desde 2007 e tendo sido eleito para o biênio 2013-2014 a pouco mais de dois meses, Durval Ferreira garantiu que o mandato que terá início em 2015 será seu último. "Vamos trabalhar para que outras pessoas possam vir a assumir", disse.
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...