sábado, 27 de abril de 2013

G1 faz 'test-drive' em carro que atropelou Ana Maria Braga


Após o polêmico atropelamento da apresentadora Ana Maria Braga, ao vivo, no programa Mais Você, o G1 fez um 'test-drive' no 'carro autônomo', que não precisa de motorista, desenvolvido por professores e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O automóvel, que reconhece obstáculos e freia quando alguma pessoa passa na frente, foi totalmente adaptado para que, daqui a alguns anos, possa atender pessoas com necessidades especiais. Apesar do acidente, o veículo circulou pelo Campus de Goiabeiras e obedeceu a todos os comandos dos projetistas. Veja o vídeo ao lado.
O carro, que também tem a opção de direção manual, é o que se pode chamar de 'inteligente'. Assim que dá o primeiro arranque, já começa o trajeto que 'aprendeu' pelo campus da Universidade, que pode ser acompanhado através da tela de um computador que fica dentro do automóvel.
Por enquanto, os trajetos que o automóvel aprendeu não são longos, dentro do campus da universidade e do Projac, no Rio de Janeiro. Nesses locais, a maior velocidade alcançada foi de, aproximadamente, 36 km/h. No próximo trajeto planejado, deVitória ao município de Guarapari, de cerca de 50 quilômetros, a equipe espera que o veículo viaje a 72 km/h. A viagem ainda não tem data marcada pois o carro precisa "aprender" o caminho, mas segundo o professor Alberto, será feito no ano de 2014.A primeira sensação para quem está de carona em um veículo sem condutor, mesmo sabendo que ele pode ser controlado também pela equipe do lado de fora, é de espanto, seguida de surpresa pelo desempenho. O carro percorre curvas com perfeição e parece 'agir' com prudência a todo o tempo, sempre evitando passar próximo a obstáculos e parando imediatamente quando alguém passa na frente.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Alberto Ferreira de Souza, houve a necessidade de eletricidade por conta das máquinas que fazem parte do comando. "Volante, marchas e freio foram colocados nos Estados Unidos. Fizemos todas as outras adaptações no Brasil. Desenvolvemos os algorítimos, que são os passos necessários para se realizar uma tarefa para colocar os sensores e as câmeras. O supercomputador controla cinco máquinas. Demos 'olhos' e 'cérebro' a ao veículo, dessa forma consegue aprender trajetos", explicou.
Tecnologia
Os primeiros testes da tecnologia foram realizados em um pequeno carro robô. Até a aquisição do  Ford Escape Hybrid, importado dos Estados Unidos, em setembro de 2012. O motor é híbrido, elétrico e à gasolina, combinação que faz mover o veículo e poupar combustível.

'Carro autônomo' realizando uma curva, no campus de Goiabeiras da Ufes (Foto: Juliana Borges/ G1 ES)'Carro autônomo' realizando uma curva, no campus de Goiabeiras da Ufes (Foto: Juliana Borges/ G1 ES)
Sensores
Em cima do veículo, gira um sensor que lança lasers para formar um campo, que facilita a identificação do que está em torno do carro. Os sensores criam um mapa do caminho percorrido, sendo a área livre e os obstáculos apresentados em cores diferentes. A ideia é que o automóvel, apesar de não ter motorista, obedeça às leis de trânsito.

Apesar de adaptados no exterior, os freios precisaram se novamente revistos pela equipe de pesquisa, para que cada freada não fosse tão bruta e se assemelhasse ao movimento feito por um motorista, cada vez mais leve e agradável. "Para um condutor, isso depende da sequência e da força que se pressiona o pedal, então fomos adaptando isso para se aproximar da realidade", falou o coordenador.
Parceria com o Chile
O professor Alberto explicou que o grupo de pesquisa "Ciências da Cognição", do Laboratório de Computação de Alto desempenho (Lcad), da Ufes, que projetou o carro, fará uma parceria com uma universidade no Chile para troca de informações e tecnologias, com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o veículo. A intenção é que o veículo atenda pessoas com necessidades especiais.

"Estamos com um novo objetivo, que estabelecemos com o professor Teodiano Freire, do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes, e professores de uma universidade no Chile. Será um projeto de cooperação internacional, para levarmos as tecnologias que o professor Teodiano desenvolveu, que é controlar uma cadeira de rodas usando o pensamento, e juntar isso com o carro, para que uma pessoa com necessidades especiais possam usar o veículo futuramente. É uma parceria muito interessante que está começando agora", disse.
G1

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