terça-feira, 14 de maio de 2013

Rússia anuncia detenção de suposto agente da CIA


Os serviços secretos da Rússia detiveram um suposto agente americano da CIA e o entregaram à Embaixada dos EUA, em Moscou, informou nesta terça-feira (14) o Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB, ex-KGB), citado por agências locais.
O agente, identificado como Ryan C. Fogle, que, segundo as autoridades russas trabalhava incógnito em seu posto de terceiro secretário da embaixada, carregava quando foi detido na segunda-feira "material técnico e instruções escritas para recrutar um cidadão russo", segundo as agências.
Também transportava "uma grande soma de dinheiro e material para mudar a aparência de uma pessoa".
Segundo o FSB, "os serviços de inteligência dos Estados Unidos tentaram em várias ocasiões recrutar integrantes das forças de segurança e dos serviços especiais russos".
As autoridades russas convocaram o embaixador americano no país, Michael McFaul, para prestar esclarecimentos sobre o caso.
O incidente ocorre no âmbito de tensões entre os dois países pela guerra civil na Síria e pelas denúncias dos Estados Unidos, que condenam a repressão das vozes dissidentes do governo do presidente Vladimir Putin.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...